Casual

Bienal do Livro começa hoje em São Paulo

Começa hoje o maior evento do setor literário da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo


	Bienal do Livro: mostra vai até 31 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi
 (Divulgação)

Bienal do Livro: mostra vai até 31 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 09h40.

São Paulo - Começa hoje (19) o maior evento do setor literário da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras de livros do país.

O tema desta 23ª edição é Diversão, Cultura e Interatividade: Tudo Junto e Misturado.

Segundo os organizadores, a expectativa é atrair mais de 750 mil pessoas, público que visitou a última edição do evento.

Este ano, a bienal vai apresentar mais de 400 atividades para o público, entre literatura, música, quadrinhos, teatro, dança, circo e cinema.

A mostra ocorre até o dia 31 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da capital paulista.

A novidade este ano é a parceria fechada com o Sesc São Paulo para a programação cultural do evento.

“A cultura e, no nosso caso, especialmente a literatura, permite diluir as diferenças sociais e econômicas, agregando valor e estimulando o contato com os livros, música, dança e outras expressões artísticas e intelectuais”, disse Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza a mostra.

Fazem parte das atividades encontros e bate-papos com escritores consagrados, na Arena Cultural.

A mostra tem ainda uma área voltada à gastronomia, chamada Cozinhando com Palavras. No espaço Escola do Livro, haverá cursos, workshops e palestras sobre criação, produção, promoção e venda de livros.

No Salão de Ideias serão abrigadas 34 mesas de discussões e recebidos 120 convidados, entre eles, os romancistas Cristovão Tezza, Patrícia Melo, Luiz Ruffato, Milton Hatoum e Elias Khoury, além do escritor, cartunista e desenhista Ziraldo.

No Anfiteatro, vão ocorrer mais de 40 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema, baseados no mundo da literatura.

Entre as peças está Imago-Uma Lua n'Água, uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor argentino Júlio Cortázar.

Entre os filmes está A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Mel Stuart, que será acompanhado pelo CineConcerto da Trupe Chá de Boldo.

Neste espaço também ocorrerão espetáculos literários, como o show Solidão no Fundo da Agulha, com o escritor Ignácio de Loyola Brandão e sua filha, a cantora Rita Gullo, contando curtas histórias, marcadas por músicas que fazem parte de sua memória afetiva.

As crianças e os jovens também terão um lugar exclusivo, chamado de Espaço Imaginário, uma área de 650 metros quadrados que vai receber 100 atrações, entre elas, a premiada ilustradora Maria Eugenia, o jovem talento do cartum e da tirinha nacional João Montanaro, o desenhista da Marvel Luke Ross e o escritor Pedro Bandeira.

Para participar da maior parte dessas atividades será preciso retirar senhas, com meia hora de antecedência.

A Bienal estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e aos sábados e domingos das 10h às 22h.

O preço dos ingressos varia de R$ 6 a R$ 14. Quem quiser chegar ao local utilizando transporte público, haverá ônibus gratuito saindo da Estação Portuguesa/Tietê de metrô todos os dias da semana e saindo da Estação Palmeiras/Barra Funda somente aos finais de semana.

Mais informações podem ser obtidas no site www.bienaldolivrosp.com.br.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasLiteraturaLivrosMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores