Atletas australianas comemoram o ouro conquistado no 4x100m livre feminino e quebra de recorde mundial. (Marko Djurica/Reuters)
Reuters
Publicado em 25 de julho de 2021 às 14h52.
Os atletas devem usar máscaras em todos os locais de prova durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, incluindo cerimônias de medalhas, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) neste domingo. A única exceção, estabelecida por uma nova política, é por um breve momento no pódio, para posarem para fotos.
As máscaras são obrigatórias em todos os locais, internos e externos, para todos os atletas, funcionários e mídia, como parte das medidas dos organizadores dos Jogos para combater o coronavírus.
"Não é que é bom usar máscara. É obrigatório usar máscara", disse o porta-voz do COI, Mark Adams. "Não, não há relaxamento e pedimos a todos que obedeçam às regras", disse Adams. "É importante para o esporte, para todos os envolvidos, para os nossos amigos japoneses e transmite uma mensagem forte."
Mas os atletas podem tirar as proteções brevemente no pódio por 30 segundos para posarem para fotos, disse o COI.
Durante as finais da natação na manhã deste domingo, o norte-americano Chase Kalisz tirou a máscara no pódio após sua medalha de ouro nos 400 metros medley masculino.
Ele estava ao lado do compatriota e medalhista de prata Jay Literland, que não usava máscara, e do australiano Brendon Smith, que levou o bronze e também removeu sua máscara.
"Os nadadores nesta manhã seguiram as instruções que receberam da equipe de protocolo", disse um porta-voz do COI. “Estas instruções estão em linha com uma nova política que será comunicada a todos”.