As melhores estreias do streaming e outras dicas para o fim de semana
Confira estreias de novos seriados, além de uma exposição de arte e um festival de comida de rua que serão realizados em São Paulo
Marília Almeida
Publicado em 6 de junho de 2019 às 14h39.
Smorgasburg São Paulo
Considerada a maior feira gastronômica ao ar livre dos Estados Unidos, a nova-iorquina Smorgasburg, criada em 2011, é organizada aos sábados no bairro de Williamsburg e aos domingos no Prospect Park, no mesmo distrito. Falamos do Brooklyn, claro, para onde o evento atrai cerca de 30 mil pessoas por fim de semana - há uma versão da feira toda sexta na região do World Trade Center, em Manhattan. Por sua importância e popularidade, o “New York Times” a apelidou de “Woodstock da comida”.
São Paulo ganha uma edição da Smorgasburg nos dias 8 e 9 de junho. A sede é o entorno do Obelisco, no Parque do Ibirapuera, onde o público será recepcionado por cerca de cem barracas de comidas e bebidas comandadas por nomes badalados da gastronomia, daqui e de Nova York. Onde: Obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Dias 8 e 9 de junho.
Maldicidade, Miguel Rio Branco
Com seu olhar poético, o fotógrafo Miguel Rio Branco habituou-se a mirar sua câmera para o isolamento dos marginalizados nas grandes cidades. É um exercício que começou na época em que este filho de diplomata começou a se aventurar como pintor. Continuou quando passou a assinar a direção de fotografia de documentários e quando virou correspondente da agência Magnum, nos anos 1980.
Os cliques em centros urbanos de países como Japão, Estados Unidos, Brasil, Cuba e Peru deram origem a fotografias em parte reunidas no livro “Maldicidade”, publicado pela CosacNaify em 2014. A obra ganha agora uma nova edição a cargo da editora alemã Taschen e vinte das imagens presentes nela compõem uma exposição de mesmo nome na galeria Luisa Strina. Onde: Galeria Luisa Strina, Rua Padre João Manuel, 755, Cerqueira César, São Paulo. Até 27 de julho.
Black Mirror, 5ª temporada
Comentar um só detalhe do enredo de qualquer episódio de “Black Mirror”, a disruptiva série criada por Charlie Brooker, equivale a jogar um balde de água fria em quem for assisti-la. E é por isso que o trailer da quinta temporada, que estreou dia 5 de junho, mais confunde que informa, como de praxe.
O que dá para revelar é que a temporada é composta só por três episódios. Do elenco fazem parte a cantora Miley Cyrus; Andrew Scott, da série "Sherlock"; Anthony Mackie, o Falcão de "Vingadores: Ultimato"; Yahya Abdul-Mateen, o Arraia-Negra de "Aquaman"; e Topher Grace, que interpreta o Venom de "Homem-Aranha 3".
Como não não poderia deixar de ser, a assustadora relação que a humanidade criou com a tecnologia é a linha que costura cada episódio. Onde assistir: Netflix, estreou 5 de junho.
3%, 3ª temporada
A série criada por Pedro Aguilera obteve a façanha de se tornar a produção de língua não-inglesa da Netflix mais assistida nos Estados Unidos. Outra conquista foi convencer os brasileiros de que estamos aptos a tirar do papel um seriado com ritmo, enredo e roteiro diferentes de toda novela.
Para quem não sabe do que se trata: 3% é ambientada no futuro, no qual a elite se encastelou no conforto de Maralto, o sonho de consumo do paupérrimo Continente. Para viver na luxuosa cidade, todos os jovens de 20 anos precisam ser aprovados em um inimaginável processo seletivo. A cota dos aceitos, porém, se resume a 3%.
O foco na terceira temporada é deslocado para uma nova localidade chamada de A Concha, descoberta por Michele, a personagem de Bianca Comparato, a protagonista da série. É uma alternativa às privações do Continente e à opressão imposta por Maralto, mas com seus próprios desafios. Onde assistir: Netflix, estreia 7 de junho.