Arquitetos dão dicas para decorar ambientes com estilo
“Design é sinônimo de conforto”, “Utilize no máximo três cores” e “Invista no verde-esmeralda”. Estas são algumas das dicas dos profissionais participantes da Decora Etna
Da Redação
Publicado em 22 de maio de 2013 às 13h19.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h36.
São Paulo - A loja de artigos para casa Etna promoveu o DecoraEtna, uma mostra de decoração com ambientes construídos com artigos da loja. A mostra trouxe 27 espaços alguns feitos por arquitetos renomados, como Brunete Fraccaroli, Francisco Cálio e Sabrine Santos. Além de decorar o ambiente, cada arquiteto deu uma dica de decoração. Conheça as dicas e veja como cada uma delas aplicadas no ambiente. Serviço
A DecoraEtnapode ser visitada até o fim de junho na lojaEtnaBerrini, localizada naAv. Dr. Chucri Zaidan, 281, São Paulo. A loja abre desegunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 20h.
A DecoraEtnapode ser visitada até o fim de junho na lojaEtnaBerrini, localizada naAv. Dr. Chucri Zaidan, 281, São Paulo. A loja abre desegunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 20h.
Brunete Fraccaroli, autora do Loft Azul e Vermelho, aposta na multiplicidade de móveis: “Procure explorar os ambientes de forma prática e integrada, como áreas para receber amigos e familiares de forma confortável, com sofás, poltronas e cadeiras diferentes, além de pufes e mesas de apoio. Utilize cores e combinações para alegrar e dar vida ao ambiente”. No seu ambiente (69 m²), predominam as duas cores básicas azul e vermelho. A cama baixa contrasta com o assento de apoio. Uma poltrona de madeira cria mais um espaço para sentar-se.
“Invista no verde-esmeralda, a cor que veio para ficar e trate com elegância qualquer espaço da sua casa.”, diz Anderson Scriboni, autor da sala de jantar Nobre Berilo (40 m²). Escolhido como cor do ano pela empresa Pantone, o tom ressalta os móveis brancos ou cor de algodão e linho crus da sala de jantar. A prateleira de livros ao fundo foi usada como armário de cozinha. Além de uma mesa de dez lugares, o espaço tem locais de descanso para a família dividir-se em grupos menores após o jantar.
Não tenha medo de misturar materiais e cores é o conselho das arquitetas Carolina Melo e Suzy Melo, autoras do Home Urbano. No living de 34 m², a dupla pratica o que prega, misturando tons sóbrios com objetos amarelos. “A estante de colmeia preta com uma simples pintura colorida ao fundo muda todo o contexto, gerando um resultado surpreendente e personalizado”, demonstram as arquitetas. Outra virtude do ambiente é ter múltiplos usos: o sofá ajuda a reunir os amigos, há uma pequena mesa para lanches e uma poltrona para leitura ou descanso. O espelho fumê torna o living mais sofisticado.
“Sempre utilize, no máximo, três cores”, diz o arquiteto Francisco Cálio, autor da sala de estar Asiático Moderno. O vermelhão marca o ambiente (33 m²), que também explora o amadeirado e cinza. Quadros com imagens urbanas na parede dão profundidade à sala de estar; já os móveis de madeira transmitem aconchego.
“Design é sinônimo de conforto”, diz Leonardo Junqueira, autor da Sala de estar confortável. A sensação de acolhimento da sala de 39 m² fica por conta dos tons de marrom e de algodão cru, da iluminação e dos móveis generosos. Inspirado nos lofts nova-iorquinos, esse ambiente incorpora espaço para almoçar. Ao fundo, uma estante cobre toda a parede e funciona tanto como estoque de objetos quanto mostruário.
Substituir o abajur por pendentes de iluminação tornam o ambiente diferente; assim como usar um painel de espelhos acima da cabeceira da cama. A dica da arquiteta Veridiana Gonzaga foi aplicada no Loft Contemporâneo (64 m²), que ela ajudou a montar e é assinado pela arquiteta Sabrine Santos. Móveis de madeira e peças de fibra dão aconchego ao quarto do ambiente. O pendente que imita lâmpadas fluorescentes é feito, na verdade, de lâmpadas halógenas, que ajudam a revelar a cor dos objetos. Espelhos cobrindo toda a porta do armário trazem profundidade ao espaço.
Mais lidas
Mais de Casual
João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen FinalsGuia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estaçãoO carro mais tecnológico do Brasil entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, segundo ranking EXAME CasualCuidado simples: produtos de beleza multifuncionais e itens essenciais para o verão