“Aqueduto romano” pode levar crescimento aos subúrbios da Dinamarca
São Paulo - O escritório BIG Architects, um dos mais renomados do mundo, divulgou o projeto da Loop City, que visa modificar os subúrbios de Copenhagen, na Dinamarca. O objetivo é aproveitar a linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para catalisar o crescimento das comunidades por onde passa o transporte público. A ideia do […]
Diogo Max
Publicado em 21 de junho de 2011 às 19h30.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h23.
São Paulo - O escritório BIG Architects, um dos mais renomados do mundo, divulgou o projeto da Loop City, que visa modificar os subúrbios de Copenhagen, na Dinamarca. O objetivo é aproveitar a linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para catalisar o crescimento das comunidades por onde passa o transporte público.
A ideia do escritório não é apenas levar transporte para cerca de 20 bairros, que cingem a capital da Dinamarca. É transformar as estações em prédios semelhantes a aquedutos romanos: ao invés de água, um VLT que passa por cima; e em baixo, espaços para o que os arquitetos chamam de “bolsos de urbanidade” - locais atrativos para as empresas instalarem-se e se desenvolverem.
A Loop City também teria um componente sustentável, na visão do escritório de arquitetura. Além da redução no nível de emissões por conta de um transporte público mais “verde”, haveria a implementação de estação de tratamento de água e um infraestrutura para carros elétricos.