Casual

Agenda cultural em São Paulo: shows, peças de teatro e exposições para o fim de semana

O Museu da Língua Portuguesa recebe a exposição "Línguas Africanas que Fazem o Brasil"

Museu da Língua Portuguesa (GESP/Divulgação)

Museu da Língua Portuguesa (GESP/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 08h57.

Neste final de semana, Xande de Pilares retorna ao Espaço Unimed com o show Xande Canta Caetano, após o sucesso de sua última apresentação na casa em 2024. Na mesma data, o Boogarins sobe ao palco do Sesc Vila Mariana para apresentar BACURI, seu mais recente álbum gravado de forma caseira. Além disso, o Museu da Língua Portuguesa recebe a exposição Línguas Africanas que Fazem o Brasil. Confira outros eventos culturais em São Paulo.

Shows

Xande de Pilares

Depois do sucesso com o Espaço Unimed lotado em julho de 2024, Xande de Pilares está de volta à casa de shows para mais uma apresentação de Xande Canta Caetano. A apresentação está marcada para o dia 1º de fevereiro (sábado). Com direção artística de Regina Casé e direção musical de Pretinho da Serrinha, o show faz parte da turnê nacional que já conquistou plateias por todo o Brasil e agora retorna a São Paulo.

Serviço: Espaço Unimed. Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo. Ingressos a partir de 90 reais. Abertura: 20h, início do show 22h

Boogarins

O quarteto Boogarins apresenta o quinto álbum, BACURI, que marca um retorno às raízes criativas por ser o primeiro gravado inteiramente em casa desde As Plantas que Curam (2013), em duas apresentações no Sesc Vila Mariana.

Serviço: Sesc Vila Mariana R. Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo. Ingressos a partir de 18 reais. Dias 1 de fevereiro às 21h e 2 de fevereiro às 18h.

Vanguart

Após um breve hiato, o Vanguart volta aos palcos com a turnê Demorou Pra Ser, em celebração aos quase 20 anos de carreira. Neste retorno, o grupo de Cuiabá revisita o repertório de seus seis álbuns, desde o homônimo Vanguart (2007) até Intervenção Lunar e Oceano Rubi, gravados durante o período da pandemia.

Serviço: Sesc Santo Amaro. R. Amador Bueno, 505 - Santo Amaro. Ingressos a partir de 18 reais. Dia 1 de fevereiro às 20h

Exposições

Museu da Língua Portuguesa

Em cartaz até 9 de fevereiro, a mostra Línguas africanas que fazem o Brasil ocupa o primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria do músico e mfilósofo Tiganá Santana, a mostra enaltece a presença de línguas como iorubá e quicongo, as duas oriundas de África, no português falado no Brasil.

Em uma sala interativa, os visitantes são surpreendidos ao falar em voz alta palavras como afoxé e acarajé. Outros destaques são as obras espalhadas pelo espaço dos artistas J.Cunha, Aline Motta, Rebeca Carapiá e Goya Lopes.

Já no Pátio B, a mostra temporária Vidas em Cordel dá espaço a histórias de vida de pessoas comuns e famosas, entre elas Ailton Krenak, escritas e narradas no formato de literatura de cordel. Com curadoria do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora Lucélia Borges, é um projeto correalizado com o Museu da Pessoa.

Serviço: Exposição principal e mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil - De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h). Ingressos 24 reais (inteira); 12 reais (meia). Grátis para crianças até 7 anos. Grátis aos sábados e aos domingos (até 31 de janeiro). Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico de São Paulo

Teatro

O Figurante

Augusto (Mateus Solano) é um figurante dedicado, experiente e acostumado a servir em produções audiovisuais. Vive uma rotina previsível como se fosse figurante de sua própria história. Aos poucos, ele vai despertando e questionando a importância de seu trabalho e de sua vida. Como ressignificar sua existência?

Serviço: Teatro Renaissance, Alameda Santos, 2233 - Jardim Paulista. Sextas às 21h; sábados às 19h e  domingos às 17h. 70 minutos. Ingressos 75 reais (meia entrada) e 150 reais (inteira).

Acompanhe tudo sobre:MúsicaShows-de-músicaMuseusTeatro

Mais de Casual

Com o sucesso do Xeque Mate, outras marcas de BH querem conquistar os foliões neste Carnaval

28 restaurantes para ir após os blocos de Carnaval em São Paulo

Para diversificar portfólio, Kering (dona da Gucci e Balenciaga) investe em cruzeiros de luxo

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no Carnaval