8 tradições curiosas de reveillón pelo mundo
Já imaginou passar a noite de Ano Novo em um cemitério? Tem gente que faz isso.
Da Redação
Publicado em 31 de dezembro de 2015 às 06h10.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h22.
Amor, saúde, paz, sucesso, dinheiro, sorte... A noite de Ano Novo é quando renovamos nossas energias para o ano que virá. As sete ondas, a cor da lingerie e as oferendas para Iemanjá são apenas alguns exemplos das tradições feitas aqui no Brasil para atrair o que desejamos. A data é cheia de simbolismos e superstições e em cada lugar do mundo é comemorada de um jeito. Reunimos algumas tradições no mínimo "diferentes" que são feitas para atrair boa sorte. Navegue pelos slides acima e confira.
Assim que o relógio marca meia noite, os espanhóis comem 12 uvas (uma para cada badalada). Você está se perguntando o por quê? Eles acreditam que a tradição traz boa sorte para cada mês do ano que está começando.
No fim de ano, é comum ver alguém dando uma volta em um quarteirão com uma mala vazia. É isso mesmo: os equatorianos acreditam que assim irão garantir que o próximo ano seja repleto de viagens.
Nada como se refrescar no mar em um dia de sol, não é mesmo? Bom, na Holanda não é bem assim... Mesmo com a temperatura negativa, os holandeses enfrentam o frio e mergulham em águas super geladas. O motivo? É só para comemorar a virada do ano mesmo. E você tava se achando todo corajoso em pular as sete ondinhas, né? ;)
Quando o relógio marcar meia noite, os austríacos jogam chumbo derretido numa tigela com água. Acredita em superstições? Eles sim! Segundo a tradição, a imagem que aparecer significa o que a pessoa enfrentará no ano seguinte. Se for uma bola, é boa sorte. Se aparecer uma âncora, significa que a pessoa irá passar por dificuldades e precisará de ajuda. Agora, se aparecer uma cruz, quer dizer que a pessoa pode morrer naquele ano. Acho que nós preferimos não fazer esse teste, viu?
Também apesar do frio, uma multidão de turistas e nova iorquinos vão às ruas para ver a tão aguardada queda da bola de cristal na Times Square. Às 23h59, ela é lançada e faz uma descida que leva um minuto, chegando ao chão exatamente à 00h. A tradição marca a virada do ano e teve início em 1907. Após isso, todos vão até o famoso Central Park para apreciar a queima de fogos.
Talvez a mais "inusitada" desta lista, a noite de Ano Novo no país é celebrada não apenas com os vivos, mas também com os mortos! Centenas de pessoas vão até os cemitérios para se aproximar de seus parentes levando flores e velas. Você teria coragem?
Apesar do Natal não ser muito comemorado no país, onde grande parte da população é muçulmana, os turcos costumam trocar presentes com seus amigos e familiares na noite da virada de ano. Além disso, a queima de fogos que acontece na praça Taskim, em Istambul, também é muito tradicional. Até que não é tão diferente daqui, né?
Ai de quem disser que os porcos são animais sujos na Alemanha. Para eles, o animal representa fertilidade, riqueza e fartura. Por isso, para atrair sorte, na noite de Réveillon a maioria dos pratos incluem leitão. Mas não são só as receitas: as decorações também fazem referência ao bichinho. E você, tem alguma tradição especial para a noite da virada? Conta pra gente! :)