São Paulo – Ao viajar para um outro país, o viajante se depara frequentemente com uma cultura diferente, em que alguns costumes banais podem parecer uma afronta ao povo local.
Às vezes, essa ofensa pode gerar uma multa ou até mesmo se caracterizar como um crime.
Conheça 5 exemplos que podem ser úteis para evitar problemas, caso você venha a conhecer algum desses lugares.
2. Itália: Não coma nos degraus das igrejaszoom_out_map
2/6(Franco Origlia/Getty Images)
Se você estiver com pouco dinheiro na Itália e resolver comer seu lanche ao ar livre, fique longe dos degraus das igrejas. É proibido. Esse ato é visto como uma ofensa, punida com multa.
A lei italiana proíbe também que o cidadão coma ’vicino’ a qualquer prédio público.
O governo do Reino Unido, inclusive, chegou a fazer um alerta aos viajantes para tomar cuidado com essa possível ofensa.
3. França: Dirija sempre com o seu bafômetrozoom_out_map
3/6(Getty Images)
Os vinhos franceses são saborosos, mas o álcool contido neles pode complicar sua vida. Isso serve para qualquer lugar. Mas, na França, a lei pode ser interpretada como mais rígida.
Tanto que você deve sempre levar no carro um bafômetro. O governo francês, que implantou a lei este ano, de acordo com a BBC, espera que o motorista se abstenha de dirigir caso tenha passado do limite.
É comum ouvirmos pelas ruas do Brasil que alguém comprou um carro juntando moedas. No Canadá, se você for fazer o mesmo, a coisa será diferente. Isso por que uma loja pode se recusar a fazer o negócio.
Há uma lei que permite aos estabelecimentos recusar excessivas quantidade de moedas no pagamento de qualquer mercadoria. Portanto, se você estiver pelo Canadá, não tente esvaziar suas moedas todas de uma vez.
Cingapura pode ter um dos melhores ambientes para se fazer negócios, mas você vai se surpreender com essa lei: é proibido mascar chiclete em um dos sistemas de transporte de massa do país asiático.
O governo do Reino Unido já alertou os seus cidadão de que eles podem ser multados por conta desse hábito. Então, se você entrar no Mass Rapid Transit System, como é chamado o local, é melhor tomar cuidado com o que você ingere.
6. Os países mais caros (e mais baratos) para se hospedarzoom_out_map
No segundo semestre deste ano foram abertos endereços com opções que vão desde a clássica cozinha italiana até a gastronomia saudável, passando por bares e botequins