15 carros imperdíveis que foram lançados no Salão de Genebra
Evento, que termina hoje, reuniu 260 expositores de cerca de 30 países para apresentar as melhores novidades do setor. Veja os destaques:
Tatiana Vaz
Publicado em 17 de março de 2013 às 12h14.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h41.
O modelo da Aston Martin foi um dos apresentados no salão e trouxe algumas novidades. Em relação à versão de 2009, o cupê ficou mais potente, agora com 558 cavalos, e terá motor V12 6.0 para fazer jus ao nome e se tornar o carro mais rápido fabricado pela companhia. O Rapide S chega à velocidade de 100 quilômetros por hora em apenas 4,9 segundos e alcança 305 km/h.
O crossover mais vendido da marca Volvo ganhou uma nova versão apresentada no Salão de Genebra . Trata-se de um modelo com aparência mais dinâmica e mudanças que trouxeram mais conforto e modernidade ao carro . Entre as novidades estão um sistema multimídia com tela sensível ao toque e nova tecnologia de iluminação.
A terceira geração do RS 6 Avant, da Audi, chegou a Genebra mais leve, mais eficiente e com melhor performance, se comparada ao modelo anterior. O carro alcança velocidade de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, com a ajuda de 560 cavalos de potência e um motor 4.0 V8 biturbo. A perua tem velocidade máxima de 250 km/h na versão principal, mas, com o pacote opcional Dynamic, o número pode chegar a 280 km/h. Já com o Dynamic Plus o valor bate os 305 km/h.
A BMW Série 3 Gran Turismo está entre as atrações levadas pela marca ao Salão. O modelo GT é descrito como uma combinação da dinâmica de um cupê com as capacidades de um conceito de veículo versátil, com conforto, grande espaço interno e funcionalidades variadas. Em relação à Série 3 Touring, a versão atual é 20 centímetros mais longa, 8 cm mais alta e 2 cm mais larga. Há diferentes tipos de motorização, com quatro ou seis cilindros, e potência que pode variar de 143 cavalos a 306 cv.
Essa é a 70ª versão do Corvette já feita pela Chevrolet . O Stingray conversível terá um desempenho similar ao do cupê, com aceleração de zero a 100 km/h em 4 segundos e 450 cavalos de potência. Ele trará motor 6.2 litros V8 com injeção direta e sistema de desativação de cilindros.
O superesportivo McLaren P1 é o sonho de consumo de quem gosta de altas velocidades. A nova versão que será apresentada no Salão chega de zero a 100 km/h em menos de três segundos. O tempo para alcançar 200 km/h é de menos de 7 segundos e, para quase voar a 300 km/h, bastam 17 segundos, sendo que a velocidade máxima do veículo é de 350 km/h. A máquina tem um motor a combustão e outro elétrico, capazes de produzir 737 cavalos de potência e 179 cv, respectivamente, chegando a um total de 916 cv.
O conversível Cascada é um dos quatro produtos apresentados pela montadora Opel no evento. O modelo tem 4,70 metros de comprimento e a capota, feita de tecido especial, leva 17 segundos para se abrir. Com capacidade para quatro passageiros, o carro traz motor 1.6 turbo, movido a gasolina com injeção direta. A potência é de 170 cavalos e velocidade máxima de 222 km/h.
O sedan compacto, que marcou a estreia da chinesa Qoros no evento, carro terá motor 1.6 de quatro cilindros e produzirá uma potência de 126 cavalos. Além dessa, ainda haverá uma opção turbo, que terá 156 cv. As duas versões têm câmbio manual de seis marchas.
Esse modelo da Renault é definido como um “crossover urbano” e foi inspirado na quarta versão do Clio. Ele virá com 4,12 metros e a motorização também deverá ser semelhante à do novo Clio, com opções a diesel e gasolina na Europa. Entre os itens de série, estão inclusos cartão hands-free (que liga o carro, trava e destrava portas sem necessidade de manusear chaves), auxílio de partida em ladeiras e sensor de estacionamento.
Para comemorar os 50 anos da Lamborghini , o novo Veneno foi lançado no salão e conta apenas com três unidades fabricadas e já vendidas por nada menos que 3,1 milhões de libras, o equivalente a 9,23 milhões de reais (sem considerarmos taxas de importação ou impostos brasileiros). De acordo com a Lamborghini, o Veneno foi desenvolvido na base de um Aventador e utiliza o mesmo 6.5 V12 aspirado, porém, ajustado para gerar 740 cv — ele entrega 700 cv no modelo de rua. A velocidade máxima é estimada em 354 km/h.
Com uma configuração parecida com a do Golf GTI, o modelo GTD da Volkswagen se diferencia por sua motorização mais forte. A versão a ser apresentada no Salão de Genebra será de motor 2.0 TDI (turbo diesel), com 184 cavalos de potência e aceleração até 100 km/h em 7 segundos. O consumo médio divulgado é de 23,7 quilômetros por litro.
A Volkswagen anunciou que vai produzir 50 unidades do XL1, modelo híbrido que chega com visual aerodinâmico (composto por asas de abertura em tesoura e faróis angulares). De aparência exótica, essa máquina verde tem consumo de combustível surpreendentemente baixo para um esportivo e0 promete rodar 100 km consumindo apenas 0,9L e emitindo 21g de CO2 por km. O modelo atinge 100 km/h em 12,7 segundos e tem uma velocidade máxima limitada de 160 km/h.
De visual mais curioso, o híbrido Kia Provo é como um crossover com toque de esportivo do futuro. O carro de três portas e janelas estreitas tem carroçaria feita de fibra de carbono e luzes LED nos farois da frente. A motorização híbrida combina um motor 1.6 T-GDi Turbo com 204 cv, associado a dois motores elétricos de 45 cv.
O A45 AMG, da Mercedes-Benz , foi outra novidade muito bem recebida no Salão de Genebra. O hatch vem equipado com motor 2.0 turbo, de 355 cavalos de potência, e transmissão de sete velocidades (dupla embreagem), com tração integral. O modelo deverá acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, alcançando velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O consumo médio de combustível fica em 14,2 km/l.
Para acirrar a briga dos carros elétricos , a General Motors lançou no evento o Chevrolet Spark EV, um elétrico de recarga “relâmpago”. Por meio de um supercarregador especial (500V DC), a bateria atinge 80% da carga máxima em apenas 20 minutos, enquanto os carregadores normais (240V) demoram quase sete horas. O modelo traz um sistema propulsor que entrega 130 cv de potência e alcança 100 Km/h em menos de oito segundos. O 100% elétrico Spark deve estrear no mercado americano ainda em 2013.