Exame Logo

12 formas diferentes de fazer um churrasco pelo mundo

Esqueça a tradicional picanha assada na brasa – o termo churrasco vai muito além disso

As versões do churrasco pelo mundo (ThinkStock)

Daniela Barbosa

Publicado em 10 de setembro de 2015 às 11h56.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h32.

São Paulo - Se você acha que um bom churrasco é feito apenas de picanha, linguiça e pão de alho, se engana.

Há diferentes formas de fazer e comer churrasco pelo mundo e a nossa versão é apenas uma diante das infinitas possibilidades daquilo que as pessoas chamam de churrasco.

Recentemente, o site First We Feast, um dos melhores blogs de comida da atualidade, listou alguns tipos diferentes de churrasco mundo afora.

Claro que o nosso tradicional e bom churrasco não ficou de fora desta seleção.

Veja nas imagens como é o churrasco em 12 diferentes países.

  • 2. Bulgogi, na Coreia do Sul

    2 /14(ThinkStock)

  • Veja também

    O churrasco coreano é feito com tiras finas de carnes marinadas no molho de soja, cebolinha e gergelim.  O prato normalmente é servido com legumes e verduras.  Gogi em coreano significa carne. Já o termo bulgogi traduzido ao pé da letra pode ser algo como carne de fogo.
  • 3. Braai, na África do Sul

    3 /14(ThinkStock)

  • Na África do Sul, Braai é tanto a carne grelhada deles como também o evento que reúne as pessoas para comer tal carne. A carne de cordeiro é normalmente a base do churrasco sul-africano, assim como a boerewors - uma espécie de salsicha fresca bastante popular na região.
  • 4. Barbacoa, no México

    4 /14(ThinkStock)

    No México, a barbacoa pode ser uma versão do churrasco por lá, pois é uma forma de cozinhar a carne de maneira lenta em uma fogueira ou em um buraco cavado no chão.  A origem da palavra barbacoa vem da expressão barbecue - churrasco em inglês.  Uma outra versão do que se pode chamar de churrasco mexicano é feita com carnes cozidas em hornos - uma espécie de forno de barro.
  • 5. Lechón, nas Filipinas

    5 /14(ThinkStock)

    Na Filipinas, assim como na Espanha e em alguns países da América Latina, o Lechón nada mais é que o porco inteiro assado em um espeto enorme sobre o carvão.

  • 6. Char siu, na China

    6 /14(ThinkStock)

    O famoso churrasco chinês é conhecido como char siu, que nada mais é que uma carne assada de porco. A carne normalmente é preparada com diferentes temperos e leva também mel e queijo de soja.
  • 7. Shish Kebab, na Turquia

    7 /14(ThinkStock)

    O churrasco turco é tradicionalmente conhecido como shish kebab, que nada mais é que pedaços de carnes grelhadas no espeto.
  • 8. Tandoor, na Índia

    8 /14(ThinkStock)

    O tandoor, na Índia, é uma espécie de forno, que pode ser barro ou inox, utilizado para a preparação de diferentes tipos de pratos indianos, inclusive as carnes assadas. O tandoori, bastante popular por lá, é um espeto de frango bem temperado.
  • 9. Churrasco, no Brasil

    9 /14(ThinkStock/Divulgação)

    O churrasco brasileiro para quem não conhece é definido como espetos de diferentes tipos de carnes assadas na brasa. O site First We Feast afirmou que nosso churrasco tem mais quantidade que qualidade, mas há controversas
  • 10. Yakitori, no Japão

    10 /14(ThinkStock)

    O yakitori pode ser a versão japonesa do que chamamos de churrasco por aqui.  Trata-se de um espeto de frango grelhado muito popular por lá e vendido nas ruas.  Além do frango, o termo também é usado para outros tipos de espetos e grelhados.  Então já sabe, se for para o Japão e quiser comer um churrasco, peça um yakitori.
  • 11. Barbecuing, no Reino Unido e outros países europeus

    11 /14(ThinkStock)

    Não muito diferente do nosso, o barbecuing é um tipo popular de cozinhar ao ar livre no Reino Unido e em outros países europeus, como a Irlanda. Por isso, a maioria das casas nessas regiões possui churrasqueiras no quintal.   Frango, hambúrguer e salsicha são as bases para a preparação de um bom churrasco europeu.
  • 12. Khorkhog, na Mongólia

    12 /14(Reprodução da web)

    Na Mongólia existem diferentes métodos de fazer um churrasco, um dos mais populares por lá é preparado em cima de um prato alumínio específico para churrasco.
  • 13. Kalua, no Havaí (Estados Unidos)

    13 /14(Reprodução da web)

    O termo kalua significa literalmente "cozinhar em um forno subterrâneo" e é assim que os havaianos preparam e chamam o seu churrasco.

    O forno por sua vez é tradicionalmente conhecido por IMU.

  • 14. Falando em comida...

    14 /14(Reprodução)

  • Acompanhe tudo sobre:Churrascocomida-e-bebidaGastronomiaIndústria

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame