12 dicas para cuidar da saúde antes de ter que usar remédios
Aqui estão 12 dicas para manter uma vida equilibrada e evitar doenças
Da Redação
Publicado em 23 de outubro de 2015 às 19h46.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h28.
São Paulo - Entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, Brasília recebe um simpósio internacional sobre saúde e qualidade de vida . Uma quantidade cada vez maior de estudos tem identificado associações entre problemas como diabetes e doenças cardiovasculares, e fatores psicossociais como o estresse, a ansiedade e a desmotivação. É a chamada medicina do estilo de vida, que se apoia na premissa de que pequenas escolhas do cotidiano podem ser poderosos instrumentos de prevenção de doenças . Aqui estão 12 dicas para manter uma vida equilibrada e evitar doenças (sem nunca deixar de lado, é claro, o acompanhamento médico).
A prática de exercícios físicos faz bem para o corpo e para a alma. Não tem tempo? Opte por exercícios que levam apenas alguns minutos. Você verá que ficará muito mais revigorado, dormirá melhor e terá mais disposição física, mental e emocional.
Comer alimentos com agrotóxicos, industrializados, com aspartame e açúcar branco pode atrair doenças. Faça refeições pequenas e balanceadas. Prefira os orgânicos. Inclua alimentos que ajudem no bom funcionamento do seu cérebro, como sardinhas, oleaginosas e azeite extra-virgem.
Respirar lenta e profundamente é uma técnica adotada em diversas linhas terapêuticas para combater o estresse, a ansiedade, a depressão, a tensão, o nervosismo e a angústia. Respirar ajudar a relaxar e, ainda, é uma forma de energização.
A meditação pode ser útil para fazer você pensar melhor. Comece com cinco minutos de manhã e cinco minutos antes de deitar, todas as noites. Estudos científicos mostram que meditar fortalece o sistema imunológico, sistema nervoso e endócrino.
Ser grato pelo o que se tem e pelo que é tem impacto positivo muito grande na vida. Ajuda a reduzir o estresse e bloquear receptores associados ao medo e à ansiedade.
Não perca tempo querendo controlar as coisas externas a você. Foque sua energia onde você quer chegar e crie um efeito consciente na realidade.
Quando você diz: eu não sou capaz, eu não posso, eu não mereço, esteja certo de que aprendeu a contar mentiras para si mesmo. E o pior, a acreditar nelas.
O sorriso não custa nada, faz bem à saúde e contagia quem está a sua volta. Você se sentirá mais leve e seu corpo mais protegido!
Qualifique os seus pensamentos, sentimentos, aquilo que vê, fala e ouve e sinta sua vida mudando a cada dia.
Leia um novo livro, ouça uma bela música, aprenda a tocar um instrumento. Faça uma nova viagem, coma devagar, converse consigo próprio. Invista em pequenas doses diárias de felicidade.
Entrar em contato com a natureza traz vitalidade e bem estar. Respire os aromas das plantas, admire a paisagem, ouça o som do vento. Procure este contato e sinta-se revigorar.
Quando se trata do comportamento humano, resiliência significa a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Isso faz toda a diferença.
Confira agora 5 livros que podem inspirar uma viagem
Mais lidas
Mais de Casual
Porsche, camisetas e drinques: parcerias e novidades no mundo do caféVinícola gaúcha com quase 100 anos investe R$ 10 milhões e lança marca de vinhos finosEm São Paulo para o GP de Fórmula 1? Confira 10 restaurantes para aproveitar na cidadeGeração Z gasta mais com alimentação do que com viagens e roupas