-
1. Medicina do estilo de vida
zoom_out_map
1/14
São Paulo - Entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, Brasília recebe um simpósio internacional sobre saúde e
qualidade de vida. Uma quantidade cada vez maior de estudos tem identificado associações entre problemas como diabetes e doenças cardiovasculares, e fatores psicossociais como o estresse, a ansiedade e a desmotivação. É a chamada medicina do estilo de vida, que se apoia na premissa de que pequenas escolhas do cotidiano podem ser poderosos instrumentos de prevenção de
doenças. Aqui estão 12 dicas para manter uma vida equilibrada e evitar doenças (sem nunca deixar de lado, é claro, o acompanhamento médico).
-
2. 1. Movimente-se
zoom_out_map
2/14 (ThinkStock)
A prática de exercícios físicos faz bem para o corpo e para a alma. Não tem tempo? Opte por exercícios que levam apenas alguns minutos. Você verá que ficará muito mais revigorado, dormirá melhor e terá mais disposição física, mental e emocional.
-
3. 2. Alimente-se bem
zoom_out_map
3/14 (ThinkStock)
Comer alimentos com agrotóxicos, industrializados, com aspartame e açúcar branco pode atrair doenças. Faça refeições pequenas e balanceadas. Prefira os orgânicos. Inclua alimentos que ajudem no bom funcionamento do seu cérebro, como sardinhas, oleaginosas e azeite extra-virgem.
-
4. 3. Respire
zoom_out_map
4/14 (Getty Images)
Respirar lenta e profundamente é uma técnica adotada em diversas linhas terapêuticas para combater o estresse, a ansiedade, a depressão, a tensão, o nervosismo e a angústia. Respirar ajudar a relaxar e, ainda, é uma forma de energização.
-
5. 4. Ouça o silêncio
zoom_out_map
5/14 (ThinkStock)
A meditação pode ser útil para fazer você pensar melhor. Comece com cinco minutos de manhã e cinco minutos antes de deitar, todas as noites. Estudos científicos mostram que meditar fortalece o sistema imunológico, sistema nervoso e endócrino.
-
6. 5. Agradeça
zoom_out_map
6/14 (Getty Images)
Ser grato pelo o que se tem e pelo que é tem impacto positivo muito grande na vida. Ajuda a reduzir o estresse e bloquear receptores associados ao medo e à ansiedade.
-
7. 6. Foque em você
zoom_out_map
7/14 (Photo Pin)
Não perca tempo querendo controlar as coisas externas a você. Foque sua energia onde você quer chegar e crie um efeito consciente na realidade.
-
8. 7. Acredite em você
zoom_out_map
8/14 (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)
Quando você diz: eu não sou capaz, eu não posso, eu não mereço, esteja certo de que aprendeu a contar mentiras para si mesmo. E o pior, a acreditar nelas.
-
9. 8. Sorria
zoom_out_map
9/14 (Reprodução)
O sorriso não custa nada, faz bem à saúde e contagia quem está a sua volta. Você se sentirá mais leve e seu corpo mais protegido!
-
10. 9. Pense positivo
zoom_out_map
10/14 (Flickr/Creative Commons/J E Theriot)
Qualifique os seus pensamentos, sentimentos, aquilo que vê, fala e ouve e sinta sua vida mudando a cada dia.
-
11. 10. Reencante-se pela vida
zoom_out_map
11/14 (decisiveimages/ThinkStock)
Leia um novo livro, ouça uma bela música, aprenda a tocar um instrumento. Faça uma nova viagem, coma devagar, converse consigo próprio. Invista em pequenas doses diárias de felicidade.
-
12. 11. Contemple a natureza
zoom_out_map
12/14 (ThinkStock)
Entrar em contato com a natureza traz vitalidade e bem estar. Respire os aromas das plantas, admire a paisagem, ouça o som do vento. Procure este contato e sinta-se revigorar.
-
13. 12. Seja resiliente
zoom_out_map
13/14 (Marijus Auruskevicius/Thinkstock)
Quando se trata do comportamento humano, resiliência significa a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Isso faz toda a diferença.
-
14. Viajar também é solução
zoom_out_map
14/14 (Reprodução da web)