10 maneiras de relaxar em apenas 10 minutos
Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo
Da Redação
Publicado em 28 de setembro de 2015 às 16h26.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h31.
São Paulo - Em meio à correria e ao estresse do dia a dia, 10 minutinhos podem fazer a diferença! Tirar o foco do trabalho ou dos estudos durante um breve momento não significa necessariamente procrastinar. Pequenas pausas nas tarefas são necessárias, e podem ser revigorantes. Essas dicas também podem ajudar quem passa por noites de insônia e quem não consegue se desligar das preocupações cotidianas, mesmo nas horas de lazer. A mente e o corpo agradecem!
De acordo com um estudo da American Psychological Association, 10 minutos de atividade física ao longo do dia são capazes de aliviar sintomas da depressão e melhorar o humor. Para melhores resultados, o ideal é caminhar ao ar livre.
Passar muito tempo na mesma posição, especialmente em atividades que exigem concentração, pode acarretar em dores no corpo. Alongar-se de vez em quando é uma boa forma de evitar isso. O ideal é que isso não seja feito no mesmo local em que você está trabalhando ou estudando. Aproveite para dar aquela caminhadinha básica e também alongar-se.
Massagear as costas, nuca, cabeça e pés também é ótimo para aliviar a tensão e evitar dores. Não tem mistério e dá para fazer junto com o alongamento.
Nada de mensagem pelo Whatsapp, ok? É para realmente ter uma papo em tempo real! Ouvir a voz de uma pessoa querida tem o poder de melhorar o nosso ânimo e passar aquela sensação de que tudo vai ficar bem. Desabafar também é válido, por mais que a conversa seja rapidinha. Uma ligação inesperada para alguém com quem você não fala há tempos fará muito bem às duas pessoas envolvidas.
Não é novidade que a meditação tem o poder de relaxar a mente e proporcionar bem-estar. Se você não sabe por onde começar, o app Headspace pode dar uma ajuda! Nele você encontra pequenos guias diários que ajudam a dominar a arte da meditação. É uma espécie de academia mental de bolso.
Sons e músicas relaxantes ajudam a aliviar o stress e até mesmo desacelerar a pressão sanguínea. Você pode escolher canções calminhas ou utilizar apps como o Relax Melodies, que tocam sons da natureza e melodias para pra praticar yoga. Ideal para uma pausa no meio do dia ou para pegar no sono.
O bom e velho sistema de diário pode ser útil nos momentos stress, ansiedade e angústia. Aqui o benefício é duplo: 1) escrever sobre os problemas pode ajudá-la a organizar suas ideias; 2) botar as coisas boas no papel vai faze-la lembrar que há muitos pontos positivos na sua vida.
Já ouviu falar na “bucket list”? Trata-se de uma lista com coisas a fazer antes de morrer. Experimente começar a sua e vá adicionando itens sempre que um desejo novo aparecer. A ideia é deixar a imaginação correr, com desejos grandes e pequenos. Essa é uma forma de vislumbrar possibilidades e, por que não?, colocar as coisas em prática.
Não estamos falando para devorar uma torta de chocolate por dia, mas se você está ~precisando~ de um pedaço, you go girl! Pode ser uma coxinha ou um cappuccino duplo com chantilly, você é quem manda. Mas não vale devorar na frente do computador, ok? Aproveite bem esse momento e lembre-se: não sinta culpa. Todas merecemos!
Isso mesmo! Segundo uma recente pesquisa da Indiana University, vídeos de gatos são capazes de diminuir sentimentos negativos. Não custa tentar!
Mais lidas
Mais de Casual
Prédio 'árvore' em Balneário Camboriú promete ar puro aos moradores; unidades custam R$ 4,5 milhõesCEO da Sephora está de olho nos desejos dos consumidores no TikTok e no InstagramCalendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a femininaVai ter parque e navio da Disney no Brasil? Alto executivo da empresa responde
Mais na Exame
Mercado imobiliárioCury tem novo tri recorde com impulso do MCMV e receita alcança R$ 1 bilhão