10 alimentos que ajudam a combater o cansaço
Esqueça o café ou chocolate, arroz, feijão e espinafre vão te ajudar a driblar o cansaço
Daniela Barbosa
Publicado em 5 de novembro de 2015 às 08h07.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h27.
São Paulo - Sabe aqueles dias que a sua bateria parece ter chegado ao fim? Você pode até recorrer ao café ou chocolate como estimulantes para aguentar o tranco, mas, na verdade, o que você precisa mesmo é repor a falta de alguns nutrientes que ajudam a combater a fadiga. Segundo a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up, é comum nos dias atuais, com tanta correria e estresse , as pessoas apresentarem queda de alguns nutrientes, o que leva ao nervosismo, baixa imunidade e consequentemente ao cansaço. "Alguns alimentos , no entanto, podem ser aliados na redução desse cansaço devido à presença de vitaminas importantes, que atuam estimulando o melhor funcionamento do sistema nervoso", explica a especialista. A pedido de EXAME.com, a nutricionista listou 10 alimentos que ajudam a combater o cansaço. Veja nas imagens.
A alface parece inofensiva, mas de acordo com Cintia Azeredo possui função calmante e a lactucina é a substância presente na folha que ajuda a diminuir a sensação de fadiga.
Rica em nutrientes, a banana reduz a ansiedade e relaxa com a ajuda da vitamina B6, potássio, magnésio e triptofano.
Já a aveia, segundo a especialista, melhora a função cerebral, fornece energia e garante o bom humor devido à presença das vitaminas B1, B2, B3 e B6.
Lembra do Popeye, que comia espinafre para ficar mais forte? Pois é, esse alimento previne a depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso, graças à presença de potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.
A chia e a linhaça são ricas em magnésio e Ômega 3, além de agirem como relaxante muscular natural. Elas são ótimas protetoras cardiovascular e estimulante da função cerebral.
De acordo com Cintia, o abacate é rico em gorduras boas, magnésio e triptofano. Essa fruta também melhora a função cerebral e auxilia no relaxamento muscular.
Já o arroz integral é rico em vitaminas B1, B3, B6, metionina e cistina. Ele melhora o humor e fornece mais energia.
Além do arroz integral, o feijão é fonte de ferro, potássio, zinco, aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo corpo) como a lisina. É um alimento com ótima fonte para recarga da bateria.
O leite é fonte de triptofano, melhora a função cerebral e oferece aquela sensação de bem-estar. Ainda é rico em cálcio que atribui ação relaxante e mantém a saúde cardíaca. Cintia apenas aconselha que a escolha seja pelo desnatado, que possui menos gordura.
O ovo, por sua vez, é rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco, reduz o cansaço físico e mental, melhora a função cerebral, fornece ação antioxidante e outros benefícios.
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025