Carreira

USP mapeia seus ex-alunos

Uma pesquisa pretende mapear o perfil dos formados pela USP, sua atividade profissional e a contribuição do curso concluído na instituição para sua área de atuação


	Praça do relógio na USP: o questionário permitirá que o ex-aluno avalie o curso que fez em relação ao currículo, qualidade do corpo docente e da infraestrutura
 (Marcos Santos/Divulgação/USP)

Praça do relógio na USP: o questionário permitirá que o ex-aluno avalie o curso que fez em relação ao currículo, qualidade do corpo docente e da infraestrutura (Marcos Santos/Divulgação/USP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 14h47.

São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) quer saber por onde andam seus mais de 400 mil egressos dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Uma pesquisa desenvolvida pela Vice-Reitoria, em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e o Departamento de Informática da Vice-Reitoria Executiva de Administração da universidade, pretende mapear o perfil dos formados pela USP, sua atividade profissional e a contribuição do curso concluído na instituição para sua área de atuação.

O questionário, lançado no dia 22 de outubro e disponível no Portal da USP, permitirá ainda que o ex-aluno possa avaliar o curso que fez em relação ao currículo, qualidade do corpo docente e da infraestrutura.

Além disso, será possível avaliar, em uma escala de 1 a 5, dentre outros itens, o quanto o curso realizado na USP contribuiu para o conhecimento técnico da profissão, para a ética profissional e responsabilidade social, bem como para o formado ser bem-sucedido financeiramente, desenvolver-se e adquirir novos conhecimentos e a ajudar outras pessoas a melhorar em suas vidas.

Os resultados do levantamento serão usados nos trabalhos da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da USP.


“No próximo ano, teremos novo ciclo de avaliação dos Departamentos e Unidades, que são realizadas por meio de formulários, visitas de pares e a sistematização das informações sobre os Planos de Metas das Unidades e seus indicadores”, disse Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor da USP e presidente da CPA.

“Reconhecemos que existe uma lacuna de informações referente à opinião dos egressos sobre vários aspectos de suas experiências em nossa universidade, por exemplo, quanto à estrutura e organização curricular, aos vários aspectos da formação cidadã e profissional que lhes foi oferecida e quanto à infraestrutura”, afirmou.

Segundo ele, a iniciativa visa a estabelecer um novo canal de comunicação, mais ágil, direto e simples com os egressos. Posteriormente, as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação realizarão estudos mais completos e detalhados em suas áreas de atuação para complementar as informações geradas nesta primeira fase do processo.

Mais informações: www5.usp.br/18318/usp-desenvolve-pesquisa-para-mapear-perfil-de-ex-alunos/.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesGraduaçãoUSP

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões