Carreira

Por que as ferramentas de IA querem que você digite cada vez menos — e fale cada vez mais

Com apoio de investidores como Alexis Ohanian e Max Mullen, a Willow lança um teclado de voz para iOS capaz de transcrever, editar e personalizar textos com IA

Teclado de voz da Willow promete ditado mais rápido e preciso (Reprodução/YouTube)

Teclado de voz da Willow promete ditado mais rápido e preciso (Reprodução/YouTube)

Publicado em 17 de novembro de 2025 às 12h01.

Última atualização em 17 de novembro de 2025 às 12h02.

A evolução recente dos modelos de IA tornou a interpretação da fala humana uma das aplicações mais precisas da tecnologia.

Entre as soluções que ganharam tração está a Willow, ferramenta criada para transformar a voz em um meio mais rápido de comunicação no trabalho.

Agora, a empresa lança uma versão para iOS que permite ditar textos em qualquer aplicativo, com edição imediata, um movimento que destaca como a inteligência artificial está remodelando fluxos de escrita em múltiplos setores. As informações foram retiradas de TechCrunch.

EXAME libera 2 mil vagas para curso gratuito e virtual para quem quer aprender IA do zero. Garanta sua vaga clicando aqui.

A proposta da Willow é simples: permitir que o usuário fale, veja o texto surgir na tela e faça ajustes com o teclado completo integrado.

Diferente de concorrentes como Wispr Flow, que oferece apenas teclas numéricas, o teclado da Willow facilita correções rápidas, alterna entre digitação e voz sem troca de interface e suporta mais de 100 idiomas.

A ferramenta também permite definir vocabulários próprios e adaptar estilos de escrita para contextos profissionais distintos, como e-mails, documentos e mensagens.

Criada por Allan Guo e Lawrence Liu, ex-alunos de Stanford, a startup passou por diferentes ideias, incluindo uma solução para clínicas de assistência, até observar o uso crescente de “escribas de voz” na rotina médica.

Saia da superfície: esse curso gratuito revela os segredos para transformar a carreira usando inteligência artificial; inscreva-se aqui

A constatação levou os fundadores a apostar no potencial da IA para auxiliar profissionais fora do ambiente de reuniões, onde boa parte da comunicação de trabalho acontece.

A empresa usa modelos baseados no Llama, da Meta, ajustando formatação e estilo para reduzir intervenções manuais.

Desde o lançamento, a base de usuários cresce 50% ao mês, e grandes companhias como Uber, Heidi Health e Zego já utilizam o serviço com dicionários personalizados para equipes.

Domine a inteligência artificial para sair na frente da concorrência

De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.

O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.

O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.

O que você vai aprender?⁣

  • Automatizar tarefas repetitivas. ⁣
  • Personalizar sua abordagem profissional. ⁣
  • Tomar decisões inteligentes com base em dados. ⁣
  • Conectar-se melhor com clientes e colegas. ⁣
  • Aumentar sua produtividade e credibilidade. ⁣

Para garantir a sua vaga, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

A estratégia do TikTok para não perder seus funcionários: bônus (bem) maiores em 2026

Eles construíram fortunas — mas primeiro caíram no mesmo erro básico

Essa empreendedora fatura US$ 10 mil por hora com o seu negócio; veja como ela atingiu esse marco

As perguntas mais feitas ao ChatGPT — e como transformá-las em um prompt útil, segundo pesquisa