Quer escrever melhor? Siga estas dicas

Na coluna desta semana, o especialista Diogo Arrais explica como treinar a escrita pode, inclusive, ajudar nos discursos orais
 (vladwel/Getty Images)
(vladwel/Getty Images)
D
Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)Publicado em 04/10/2022 às 18:39.

Quantas pessoas chegam a uma oportunidade, precisam convencer e esbarram em um problema: o discurso falado inseguro, confuso. Resultado: frustração.

Apesar de tamanha importância na vida adulta, por que tanta gente ainda insiste em não estruturar bons textos, para serem apresentados? Por que o hábito da leitura não entra, de uma vez por todas, na vida de quem busca sucesso profissional?

VEJA TAMBÉM:

Para escrever um bom texto, o profissional precisa escrever todos os dias e estar disposto a observar detalhes. Diante do inadequado (do que não faz sentido), é necessário corrigir. Uma das formas para um bom texto: revisão, reescritura.

Será que no corre-corre o falante observa o tempo verbal? Será que - ao menos - ele faz uma leitura em voz alta para refletir sobre a compreensão das sentenças ali expostas? Ouve a própria voz?

Isso sem contar os pronomes, a quantidade de parágrafos, os conectivos (por isso, apesar disso, além disso e tantos outros), os acentos gráficos. Quem não é detalhista jamais escreverá observando detalhes. Um bom texto demanda tempo; texto demanda cuidado.

Ciente desse caminho, é buscar falar com vibração, literalmente apaixonado por um determinado tema. Desinibir-se é fundamental.

Em se tratando de palavra escrita, palavra falada e ser humano inexistem a perfeição. Ser natural é um grande fator para o convencimento. Aquele que se prende ao perfeccionismo tende a uma mensagem muito cansativa e pouco admirável.

Sem dedicação ao texto, à sua gramática, o caminho ao convencimento é muito mais complexo.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ETIMO.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.