"Os trabalhos serão corrigidos pela mesma": você sabe qual é o erro desta frase?

Na coluna desta semana, o especialista Diogo Arrais esclarece quando usar corretamente o mesmo em funções demonstrativas, além da regência correta do verbo atender
 (kali9/Getty Images)
(kali9/Getty Images)
D
Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)Publicado em 28/09/2022 às 15:48.

Pergunta-se: "requis" ou "requereu" algo? Vamos à resposta.

O verbo “requerer” significa “pedir por meio de requerimento”, “exigir”. Sua conjugação, particular, relaciona-se diretamente ao radical “requere-“. No presente do indicativo, por exemplo: requeiro, requeres, requer, requeremos, requereis, requerem.

No pretérito perfeito, a atenção deve ser máxima, em função de a conjugação ser regular: requeri, requereste, requereu, requeremos, requerestes, requereram.

Do pretérito perfeito, deriva-se o pretérito mais-que-perfeito: requerera, requereras, requerera, requerêramos, requerêreis, requereram.

Do pretérito perfeito, também, deriva-se o pretérito imperfeito do subjuntivo: requeresse, requeresses, requeresse, requerêssemos, requerêsseis, requeressem.

De tal pretérito perfeito, por fim, também, deriva-se o futuro do subjuntivo: requerer, requereres, requerer, requerermos, requererdes, requererem.

O VERBO ATENDER E SUA REGÊNCIA

Celso Pedro Luft, no Dicionário Prático de Regência Verbal, guia-nos assim: se o complemento for um pronome pessoal referente a PESSOA, só se empregam as formas objetivas diretas:

“O diretor atendeu os interessados.”

Se o complemento não for pessoa, atendendo à sintaxe clássica, há a presença da preposição:

“O prefeito atendeu ao nosso requerimento.”

O FAMOSO MESMO

Napoleão Mendes de Almeida, em seu Dicionário de Questões Vernáculas, expõe:

Erro muito frequente é o emprego do demonstrativo mesmo com função pronominal em construções como estas: “...nova ortografia, visto que os trabalhos serão corrigidos pela mesma.”

O recurso elegante é usar palavras que possam funcionar como pronomes. Em uma sugestiva construção: “...nova ortografia, visto por ESTA deverem os trabalhos ser corrigidos.”
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.etimo.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Veja Também

Aprendeu amar ou a amar: qual o correto? Veja exemplos
Carreira
Há um dia • 2 min de leitura

Aprendeu amar ou a amar: qual o correto? Veja exemplos

Mesóclise e ênclise: quando usar? Veja exemplos
Carreira
Há uma semana • 2 min de leitura

Mesóclise e ênclise: quando usar? Veja exemplos