Carreira

Quais são os limites da ambição?

Experimente parar um pouco para pensar nas características que um profissional deve ter para ter sucesso no mercado de trabalho. É provável que a sua lista seja bem parecida como esta: capacidade para gerar resultados coragem para assumir riscos persistência determinação disposição para aprender competitividade liderança Ou, em outras palavras, AMBIÇÃO. Sem ela não seria […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h33.

Experimente parar um pouco para pensar nas características que um profissional deve ter para ter sucesso no mercado de trabalho. É provável que a sua lista seja bem parecida como esta:

  • capacidade para gerar resultados
  • coragem para assumir riscos
  • persistência
  • determinação
  • disposição para aprender
  • competitividade
  • liderança

    Ou, em outras palavras, AMBIÇÃO.

    Sem ela não seria possível ter as habilidades citadas acima. Afinal, como gerar resultados e correr riscos sem ser ambicioso? Como ser persistente e determinado sem ter um objetivo de peso? Como ser um líder de verdade sem vontade de fazer tudo o que é preciso para ser um líder de verdade?

    Coragem para conduzir ao sucesso

    A ambição está implícita em todas essas qualidades. Por isso mesmo é que cada vez mais os profissionais são incentivados pelas empresas e pelo próprio mercado a demonstrar, e sobretudo a exercitar, sua ambição. As pessoas estão mais abertas e menos constrangidas em assumir que são, sim, ambiciosas. Ou seja, sabem exatamente onde querem chegar e como. Ambição pressupõe motivação, pró-atividade e vontade de crescer - atitudes que as empresas procuram e valorizam. Faz sentido. Vivemos num ambiente corporativo marcado pela velocidade avassaladora das transformações, orientado para o pensamento estratégico, em que todos têm acesso às mesmas informações. O segredo para vencer, portanto, é se destacar, inovar, fazer a diferença. No mundo profissional de hoje a ambição é mais do que um simples diferencial - é uma vantagem competitiva essencial.

    Mas, convenhamos: exercer a ambição nem sempre é algo que se possa fazer com muita cautela e diplomacia. Geralmente, pressupõe demanda de energia, contestação, gosto pelo poder, agressividade e inovação, atitudes que podem desagradar muita gente.

    Mova montanhas, mas sem estrago

    As pessoas ambiciosas são impelidas por um poderoso desejo de mudar as coisas à sua volta e também o seu próprio destino durante o processo, dizem James Champy e Nitin Nohria, autores do livro The Arc of Ambition (O Arco da Ambição, sem tradução para o português). Ou seja, onde os outros enxergam um obstáculo, elas vêem uma oportunidade. Ignoram o velho e têm coragem de explorar o novo. Pensam grande e se empolgam com inovações e maneiras diferentes e melhores de fazer as coisas. Tome como exemplo o presidente da CNN, Ted Turner, que teve a idéia do noticiário 24 horas. Ou Sam Walton, fundador da cadeia de lojas Wal-Mart, que foi o primeiro a perceber que o caminho para o sucesso era simples: abaixar o preço dos produtos e melhorar os serviços. E quem já não ouviu falar de Michael Dell, da Dell Computers, que apostou na venda direta de computadores, transformando a si mesmo num dos homens mais ricos do planeta?

    Todo bom ambicioso deve calcular com cuidado cada etapa do seu caminho. Você não pode dar um passo maior do que a perna nem se propor a fazer algo para o qual não tem capacidade. Resumindo: é preciso reconhecer que o excesso é sempre perigoso e a moderação é sinônimo de inteligência. A mitologia grega já deixava isso claro na história de Dédalo e seu filho Ícaro? Dédalo sonhava em voar como um pássaro. Não apenas sonhou, como produziu asas feitas de cera e cobertas por penas. Com elas, ele e o filho ganharam os céus. O que aconteceu em seguida é a parte mais conhecida da história: Ícaro, exultante com o vôo e querendo subir cada vez mais alto, ignorou a recomendação do pai para não se afastar. Voou para muito perto do sol e encontrou a morte quando suas asas derreteram por causa do calor. O mito de Ícaro é uma metáfora de como sua ambição pode levar você ao fracasso. No entanto, assim como no mito, se você souber dosá-la sua ambição pode levá-lo aos céus.

  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Carreira

    “Emprego é o canal para realizar o seu trabalho como ser humano”, diz ex-CEO da Bayer e Roche

    7 profissões para quem quer trabalhar em startups

    Como se preparar para testes de raciocínio lógico em processos seletivos? Exemplos com respostas

    Como usar a técnica "STAR" para mandar bem na entrevista de emprego

    Mais na Exame