Exame Logo

Os melhores programas de MBA internacional, segundo The Economist

Nenhum curso brasileiro aparece entre os cem apresentados no ranking; escola de negócios da Universidade de Chicago perdeu a liderança este ano

1. Tuck Business School (Dartmouth) (Divulgação)

Talita Abrantes

Publicado em 17 de outubro de 2011 às 21h38.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h30.

São Paulo - No topo do ranking dos melhores programas de MBA internacional, divulgado na última edição da revista The Economist, está a Tuck School of Business, localizada em Hanover, New Hampshire (EUA). Ao todo, a duração do curso do MBA  integral é de 21 meses. De acordo com a análise da The Economist, um recém-formado no MBA recebe um salário 65% maior do que quando ingressou no curso.O programa é o único oferecido pela instituição. A idade média dos ingressantes é de 28 anos. Entre os requisitos  para ingressar no MBA da Tuck estão cartas de recomendação, além de notas no GMAT e ensaios. Para chegar a lista dos cem melhores programas (nenhum brasileiro foi listado), a publicação analisou itens como crescimento salarial oportunidades de carreira, bem como qualidade do corpo docente e a avaliação dos próprios alunos. Confira quais as melhores nas páginas seguintes.
  • 2. 2. Booth School of Business (Universidade de Chicago)

    2 /10(Divulgação)

  • Veja também

    Na primeira posição no ranking do ano passado, a Booth School of Business, da Universidade de Chicago, dessa vez, foi desbancada para o segundo posto. Segundo The Economist, um recém-formado na instituição tem uma valorização salarial de 38% em comparação com o que recebia antes do diploma do curso de MBA da Booth School of Business. O MBA integral tem duraçaõ de 21 meses. Em média, são lecionadas até 4 disciplinas por trimestre. Confira outras informações sobre o processo de admissão da Booth School of Business
  • 3. 3. IMD

    3 /10(Divulgacao)

  • O IMD Business School está em Chemin de Bellerive, em Lausanne, no cantão de Vaud, na Suíça. No ano passado, a instituição ficou com a sexta posição no ranking. Segundo a publicação, um aluno recém-formado no curso integral de MBA da instituição tem, em média, uma valorização salarial de 68%. O curso tem duração de 11 meses. Nesse período, além das disciplinas convencionais, os alunos participam da elaboração de três projetos principais - um voltado para start-ups, outro com foco em consultorias internacionais, além de uma expedição de descobrimento. Confira quais os requisitos do processo de admissão do IMD.
  • 4. 4. Darden School of Business (Universidade de Virgínia)

    4 /10(Divulgação)

    Da 11ª posição em 2010, a Darden School of Business deu um salto este ano. A instituição, localizada em Charlottesville,  Virgínia (EUA), arrematou a quarta colocação no ranking de 2011. Segundo a publicação, um recém-formado em Darden tem uma valorização salarial de 58% com relação ao salarial anterior ao diploma.Entre os formados em Darden está Steven Reinemund, que foi CEO da PepsiCo entre 2001 e 2006, sucedido pela indiana Indra Nooyi. Além da PepsiCo, ele fez parte da administração de gigantes como a Johnson & Johnson.

    Confira quais as exigências do processo de admissão da Darden School of Business.
  • 5. 5. Harvard Business School

    5 /10

    Com duração de 24 meses, o curso de MBA integral da Harvard Business School perdeu uma posição no último ano. Localizada na Soldiers Field Road, em Boston, estado de Massachusetts (EUA), a instituição tem mais de um século de existência. Segundo a publicação, os recém-formados na escola têm uma valorização salarial de 48% com relação ao que recebiam antes do curso. Destaque para o método de ensino baseado em estudos de caso. A metodologia foi implantada em 1925 pela instituição de ensino. Por ano, os pesquisadores de Harvard produzem cerca de 350 novos estudos de caso. Confira quais são as exigências para o processo de seleção da Harvard Business Schoo l.
  • 6. 6. Haas School of Business (Universidade da Califórnia - Berkeley)

    6 /10(Divulgação)

    Segundo a revista The Economist, um profissional com um diploma da Haas School tem uma valorização salarial de 48%. Ao todo, o MBA integral tem duração de 21 meses. Nesse período, 12 disciplinas são obrigatórias - juntas, elas correspondem a 40% do MBA. O restante, que, geralmente, acontece do final do primeiro ano mais segundo ano inteiro, é composto por matérias optativas. O professor emérito da Haas, Oliver E. Williamson, foi o Nobel de Economia em 2009. Confira quais as exigências do processo de admissão da Haas School of Business.
  • 7. 7. Columbia Business School (Universidade de Columbia)

    7 /10(Divulgação)

    Com 20 meses de duração, o curso integral de MBA da Columbia Business School subiu cinco posições este ano no ranking da The Economist. A instituição fica em Nova York, nos Estados Unidos. A escola oferece mais de 130 opções de disciplinas optativas. Segundo a publicação, o MBA garante, em média, uma valorização salarial de 41% para recém-formados. O bilionário Warren Buffet é um dos ex-alunos ilustres da instituição.  Confira quais as exigências para o processo de admissão da Columbia Business School.
  • 8. 8. Stanford Graduate School of Business (GSB) (Universidade de Stanford)

    8 /10(Getty Images)

    Depois de receber um diploma do MBA de Stanford, recém-formados podem ter uma valorização salarial de 51%. Isso sem contar as oportunidades que o fato de estar no centro do Vale do Silício já garante. O curso da Stanford Graduate School of Business  tem duração de 21 meses. Entre os formados em Stanford está o fundador da fabricante sistemas de computadores Sun Microsystems, Scott McNealy. Outro ex-aluno é Steve Ballmer, CEO da Microsoft, que abandonou o curso na área de negócios para trabalhar junto com Bill Gates, na década de 1980.

    Confira as exigências do processo de seleção de Stanford.
  • 9. 9. Schulich School of Business (Universidade de York)

    9 /10(Divulgação)

    Entre as dez primeiras colocadas, a Schulich School of Business é a que oferece segundo maior retorno médio em termos financeiros. De acordo com a The Economist, um recém-formado no MBA da instituição pode ter uma valorização salarial de, pasmem, até 127%. Localizada em Toronto, no Canadá, a instituição é parte da Universidade de York. Lá, o curso de MBA integral varia de 8 a 16 meses. A escola contabiliza mais de 20 mil ex-alunos trabalhando em 90 diferentes países.
  • 10. 10. IESE

    10 /10(Divulgação)

    Localizado em Barcelona, na Espanha, o Instituto de Estudios Superiores de la Empresa (IESE)  oferece curso de MBA integral de 19 meses. O programa é dividido em dois períodos. Na primeira parte do curso, as disciplina buscam construir fundamentos para o profissional, com aulas de negócios, economia, mercado e finanças. A segunda fase é voltada para disciplinas optativas. Segundo a The Economist, um formado no IESE pode ter uma valorização salarial de 150%. Confira as exigências do processo de admissão do IESE.
  • Acompanhe tudo sobre:ColumbiaCursos de MBAEducação executivaEnsino superiorFaculdades e universidadesHarvardListasPós-graduaçãoRankings

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame