Curva mostra crescimento (Freepik)
Redatora
Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 11h04.
Última atualização em 2 de dezembro de 2025 às 11h07.
Para quem empreende, o fim do ano pode ser uma das janelas mais decisivas para gerar receita, atrair novos clientes e fidelizar os atuais. E não é preciso estar no varejo para aproveitar esse momento.
Se você vende serviços, é freelancer, consultor ou dono de um pequeno negócio, este é o período ideal para aumentar sua visibilidade e criar ofertas inteligentes.
Veja três estratégias acionáveis para aproveitar as últimas semanas do ano e fechar 2025 com força total. As informações foram retiradas de Forbes.
DESCUBRA COMO EMPREENDER COM O 8º RASILEIRO MAIS RICO ABAIXO DOS 30 ANOS: o sucesso começa com o primeiro passo. Garanta sua vaga na masterclass e impulsione sua jornada empreendedora!
De acordo com o relatório Small Business Now, da Constant Contact, até 50% das vendas anuais dos pequenos negócios ocorrem no último trimestre. Isso significa que o foco agora deve estar 100% voltado à geração de receita — e não em tarefas operacionais que podem esperar.
Retome contatos com clientes antigos, envie mensagens personalizadas e aproveite o momento para oferecer soluções para o fim de ano ou o início de 2026.
Reforce sua presença com quem já demonstrou interesse, mas não fechou negócio. Muita coisa muda nesta época, e talvez agora o cliente esteja mais pronto para comprar.
Promoções e pacotes especiais continuam sendo o gatilho mais eficaz para impulsionar vendas nesta época do ano. Segundo o mesmo relatório, 51% dos donos de pequenos negócios apontam descontos e promoções como suas estratégias mais eficazes.
Mas atenção, não é hora de cortar demais sua margem. Em vez disso, agrupe produtos, ofereça bônus ou um benefício extra, como um item de baixo custo ou acesso antecipado a um serviço futuro. Por exemplo, um consultor pode oferecer uma consultoria rápida gratuita para quem fechar um pacote de serviços para o início de 2026.
Se você trabalha com produtos, vale olhar para o estoque parado e entender como ele pode entrar em uma oferta sem gerar prejuízo. A ideia é criar valor sem comprometer sua saúde financeira.
Apesar do e-mail ainda ser eficaz, o relatório mostra que 40% dos empreendedores consideram o marketing via redes sociais a estratégia mais poderosa no fim de ano. Isso porque elas geram alcance, engajamento e senso de urgência.
DO 0 AOS US$ 12 BILHÕES: aprenda à aplicar os princípios essenciais de liderança e equilíbrio para desenvolver uma carreira de sucesso com Pedro Franceschi, um prodígio do Vale do Silício. Inscreva-se gratuitamente
Porém, mais importante do que estar em todas as plataformas é escolher as que fazem sentido para o seu público. Para prestadores de serviço ou quem trabalha com conhecimento, o LinkedIn pode ser mais estratégico do que o Instagram, por exemplo. Já negócios mais visuais podem se beneficiar mais do Reels e TikTok.
E se o seu negócio cresce mais via indicação, experimente ativar sua base com um bônus para quem trouxer novos clientes ainda este ano.
O Na Prática convida você a dar o próximo passo em sua jornada empreendedora!
Na masterclass gratuita com Pedro Franceschi, co-fundador da Brex, você aprenderá os segredos do Vale do Silício e como aplicar princípios de liderança e equilíbrio para alcançar um sucesso extraordinário.
Não perca essa oportunidade única de aprender com um dos maiores visionários do mercado global. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Inscreva-se agora e comece sua jornada para o sucesso!