O Concurso da Caixa será realizado em todo o país, menos no Rio Grande do Sul devido à situação de calamidade do estado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repórter
Publicado em 22 de maio de 2024 às 10h23.
Última atualização em 22 de maio de 2024 às 10h26.
O Concurso da Caixa, que irá oferecer mais de 4 mil vagas e salários entre R$ 11.186 e R$ 14.915, está chegando. Será neste domingo, 26, e o horário e o local já está disponível no site da Cesgranrio, instituição que realizará o concurso.
ATT: devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, a prova foi adiada no estado. A data ainda não foi definida.
Importante reforçar alguns pontos para os candidatos.
Nessa reta final pré-prova, Victor Tanaka, especialista em concursos públicos do Estratégia Concursos, recomenda que o candidato não fique buscando conteúdos novos que não foram vistos até agora e queira, de maneira desesperada, estudar todo o edital.
“O ideal nessa última semana é trabalhar com a consolidação de conhecimentos. Eu gosto muito de orientar sobre a revisão de conteúdos que o aluno estudou até o momento. É melhor consolidar aqueles 70%, 80% que ele já viu do edital do que tentar abranger 100% do edital, mas de maneira mais ou menos.”
Nessa última semana o especialista diz que o foco deve estar em trabalhar muita revisão, até para reduzir um pouco a ansiedade e consolidar conhecimento.
“É importante revisar todo o conteúdo que foi visto e estudado até agora, focar na revisão das principais matérias que possuem uma quantidade maior de questões na prova e buscar não exagerar em termos de carga horária”, diz. “Mantenha uma carga horária de estudos boa, também não acho que faz sentido ficar descansando, afinal de contas a gente está numa reta final pré-prova, então é possível trabalhar muito mais revisão e questões.”
Para Tanaka, é importante buscar sempre a dupla “revisões e questões”, tanto para consolidar conhecimento quanto para avaliar as questões que você errou em algum momento nos estudos. “É importante ver se tem algum ponto que precise reforçar nesta fase final para que você possa aparar essas arestas”.
Um dia antes da prova não vale a pena ficar se esforçando muito, vale mais pensar em manter o bem-estar, diz o especialista em concursos.
“Escolha comer algo mais saudável, nada tão pesado no dia da prova, acordar um pouquinho mais cedo, chegar antes, pelo menos com uma hora de antecedência, porque a gente não sabe o que pode acontecer pelo caminho. Tudo isso são formas de você reduzir a ansiedade”.