-
1. As companhias mais alegres
zoom_out_map
1/11 (Dreamstime)
São Paulo – Ganhar dinheiro é bom. Mas quando o assunto é satisfação na carreira,
salário não é tudo, acredite. Ou pelo menos é o que revela
ranking das empresas que têm os funcionários mais felizes, segundo o site
Career Bliss.
No topo, estão as companhias que prezam pelo bem estar e mantém um clima amigável entre seus funcionários.
Uma surpresa: na edição de 2011, o Google, sempre aclamado por seu jeitão descolado de lidar com os funcionários, não apareceu nem mesmo entre as 50 principais companhias em felicidade.
-
2. 1. Hotel Hilton
zoom_out_map
2/11 (Divulgação)
Ao redor do mundo são 130 mil funcionários. Nos Estados Unidos, a mais elevada taxa de satisfação no trabalho: 4,360 numa escala de 0 a 5. A média salarial nem é uma das mais elevadas da lista do Career Bliss. De acordo com o levantamento, cada funcionário recebe em média 57.970 dólares por ano. O destaque de satisfação dentro da rede está no companheirismo entre os funcionários e na maneira como o trabalho é feito – itens que tiveram as mais altas notas segundo os funcionários.
-
3. 2. Fluor Corporation
zoom_out_map
3/11 (Divulgação)
Com uma taxa de satisfação de 4,238, a empresa de construção e engenharia Fluor conquistou a segunda posição. O salário anual médio fica na faixa dos 87 mil dólares. Mas, segundo os funcionários, o que conta mesmo é o tipo de trabalho, os colegas e o orgulho que sentem da empresa. Presente em 30 países, a companhia emprega 42 mil pessoas. “Um ótimo lugar para começar”, afirmou um funcionário no site de reviews de empresas Glassdoor.
-
4. 3. Johnson %26 Johnson
zoom_out_map
4/11 (MARIO TAMA/GETTY IMAGES)
O orgulho de trabalhar na Johnson & Johnson foi o ponto mais aclamado pelos funcionários participantes da pesquisa. Elevadas notas também foram dadas para os colegas de trabalho e a maneira como o trabalho deve ser feito.
Em 60 países, a companhia emprega 116 mil pessoas. Em média, o salário anual nos Estados Unidos é de 81.850 dólares.
-
5. 4. Nordstrom
zoom_out_map
5/11 (Wikimedia Commons)
Com 225 lojas de departamento ao redor dos Estados Unidos, a Nordstrom conquistou a quarta posição com notas elevadíssimas nos itens colegas de trabalho, orgulho da companhia e o lugar em que trabalha. Salário médio anual? Bem longe de ser um dos melhores da lista. Em média, cada funcionário da empresa recebe 39.984 dólares por ano.
-
6. Fábrica da Basf na Bélgica
zoom_out_map
6/11 (Mark Renders/Getty Images)
Só nos Estados Unidos, a BASF tem mais de 16 mil funcionários. o orgulho que sentem da empresa, os colegas de trabalho e a chefia receberam as melhores notas. Por ano, o salário médio é de 52 mil dólares.
-
7. 6. Centex
zoom_out_map
7/11 (Divulgação)
Sediada no Michigan, a construtora Centex oferece um salário anual médio de 71.024 dólares para seus funcionários. Levou notas elevadas nos itens o trabalho que você faz, colegas de trabalho e a maneira como você trabalha.
-
8. 7. Força Aérea Americana
zoom_out_map
8/11 (Divulgação/Flickr)
“Não é ficção científica. É o que fazemos todos os dias”. A frase de abertura do site da
Força Aérea americana dá uma pista de como deve ser o espírito dentro da corporação. Colegas de trabalho, jeito de fazer o trabalho e chefe receberam as melhores notas. O salário anual médio é de 48.904 dólares, mas entre os benefícios está alimentação e moradia.
-
9. 8. Fidelity Investments
zoom_out_map
9/11 (Divulgação)
Sediada em Boston, a Fidelity Investments emprega 39 mil pessoas em 40 unidades ao redor do mundo. Os colegas de trabalho, o local de trabalho e a empresa levaram as melhores notas aplicadas pelos funcionários. Em média, o salário é de 73.602 dólares por ano. Entre os benefícios, está o reembolso de 5 mil dólares para funcionários que estejam adotando crianças e um serviço de apoio à tarefas pessoais. Com este benefício, os funcionários podem, por exemplo, contratar terceiros para planejar suas férias ou fazer serviços de reparos domésticos com ajuda financeira da empresa.
-
10. 9. Ericsson
zoom_out_map
10/11 (Divulgação)
Presente em 180 países, a Ericsson emprega 100 mil pessoas ao redor do mundo. Ganhou notas elevadas nos itens colegas de trabalho, chefes e o trabalho que você tem que fazer. O salário anual médio na companhia é de 86.296 dólares. Destaque para os programas de desenvolvimento de lideranças da companhia.
-
11. 10 . Chevron
zoom_out_map
11/11 (Justin Sullivan/EXAME.com)
Com um acidente ambiental no currículo, 2011 não foi um ano memorável para a operação da Chevron no Brasil. Nos Estados Unidos, a companhia é a segunda maior petrolífera e primeira do setor no ranking de satisfação dos funcionários.
Sediada na Califórnia, a Chevron ganhou notas elevadas nos itens tipo de trabalho, colegas companhia. Por lá, o salário anual médio é de 71.017 dólares.