10 áreas com profissões que estarão em alta em 2014
O boom na oferta de empregos aconteceu entre 2004 e 2010. Apesar do período já ter passado, não precisa entrar em pânico. Basta prestar atenção nas áreas com profissões...
Da Redação
Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 08h35.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h59.
Aconteceu um boom na oferta de empregos entre 2004 e 2010. Apesar do período já ter passado, não precisa entrar em pânico. Basta prestar atenção nas áreas com profissões em alta e conciliar sua vocação pessoal com a valorização pelo mercado. A oferta de empregos têm se estabilizado devido ao baixo crescimento da economia, a redução dos investimentos, ao alto custo da mão de obra no Brasil e a alta da inflação causada pelos gastos excessivos do governo, afirma Marcelo Ferrari, diretor de negócios da Mercer. Por isso, é importante ficar atento às áreas com profissões em alta, pois as melhores oportunidades de emprego são mais seletivas e ocorrem em algumas funções ou segmentos específicos. Com ajuda de Ferrari e de Fátima Mangueira, diretora de recursos humanos da Mira RH, INFO listou as áreas mais promissoras para quem pretende investir na sua carreira em 2014. Veja a seguir.
Há um consenso de que a área de TI estará em alta não apenas em 2014. Todos os cargos relacionados a TI estarão valorizados devido aos investimentos constantes das empresas com o objetivo de melhorar a produtividade dos funcionários. É sempre uma área de estratégia em qualquer negócio e isso fará a procura ser grande nos próximos anos, afirma Fátima. Profissões: Gerente de tecnologia, Engenheiro, Técnico, Tecnólogo, Programador, Analista de Sistema e todas as outras carreiras correlatas.
Segundo Fátima, profissionais de Recursos Humanos têm sido muito solicitados, principalmente em cargos estratégicos. As empresas estão investindo muito para desenvolver a área de qualidade de atendimento, diz. Segundo Fátima, com a Copa do Mundo, a área de recursos humanos também vai ser estratégica e de grande valor para reter seus talentos, desenvolver e capacitar os funcionários das empresas para melhorar qualidade de atendimento, postura e comprometimento. Ferrari ressalta que a área continuará recrutando profissionais de outras áreas, como economistas, administradores, engenheiros, entre outros. O custo das pessoas continua muito alto e as empresas já reconhecem que o fator humano é o maior diferencial na competitividade. Eles vão garantir que o fator humano seja um diferencial, afirma. Profissões: Analista de RH, Gerente de RH, Consultor de RH, Psicólogos e profissionais em geral que tenham experiência e qualificação em treinamento e desenvolvimento comportamental.
O setor de óleo e gás é uma das áreas mais promissoras para os próximos anos. Segundo Fátima, 2014 promete ser um grande momento para profissionais com experiência nessa área. A exploração de novos campos e do pré-sal vai aumentar a demanda por profissionais capazes de gerenciar projetos voltados para o setor de óleo e gás. Profissões: Engenheiro ambiental, Engenheiro mecânico, Engenheiro eólico, Engenheiro de produção, Gerente de projetos voltados para o setor de óleo e gás, Advogado especializado no mercado de óleo e gás.
Os investimentos do Brasil na área de infraestrutura são visíveis. O país se prepara para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas e carece de profissionais preparados para cuidar de portos, aeroportos, estradas e todas as outras construções civis. Por isso, as profissões nessa área estarão bem valorizadas em 2014. Mas Fátima ressalta que a procura vai ser boa para os profissionais mais qualificados, que já tenham experiência. Muitas empresas precisam de um profissional para gerenciar o projeto civil e a equipe. Mas este é um perfil mais raro no mercado, principalmente porque exige experiência na área. Profissões: Engenheiro civil, Engenheiro naval, Engenheiro mecânico, Diretor de obras, Arquiteto, Técnicos, tecnólogos e outros profissionais preparados para trabalhar em construtoras.
O departamento financeiro sempre desempenha uma função fundamental para manter a saúde da empresa. Isso faz com que demanda por profissionais no setor continue em alta. Segundo Fátima, o país necessita de profissionais responsáveis por administrar impostos e taxas. A perspectiva para o próximo ano é muito boa para profissionais das áreas de finanças e contabilidade, diz. Profissões: Analista Contábil, Analista Fiscal, Contador, Tesoureiro, Advogado, Administrador, Economista com pós-graduação em controladoria ou gestão estratégica financeira.
Uma das apostas de Ferrari é a área de Trade Marketing. O profissional dessa área tem a função chave de posicionar o produto de forma diferenciada no mercado com o objetivo de aumentar as vendas e melhorar a rentabilidade das empresas. Profissões: Administrador ou profissionais graduados em Marketing e carreiras correlatas com especialização em Trade Maketing.
Não é só o Trade Marketing que estará em alta em 2014. O ano promete ser bom para profissionais na área de marketing e vendas em geral. Segundo Fátima, há uma grande procura por profissionais na área de hotelaria e comércio em geral por causa da Copa do Mundo. A perspectiva deste e de outros grandes eventos no Brasil nos próximos anos fará o setor crescer. Profissões: Gerente comercial, Gerente de marketing, Webdesigner, Vendedores de serviços em geral com experiência e domínio do inglês, Comunicadores graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda especializados em comunicação interna, marketing ou em produção de eventos.
Muitas empresas trabalham com capital aberto, ou seja, com ações negociadas na bolsa. Segundo Ferrari, essas empresas precisam estabelecer um processo de comunicação e governança com o mercado, além de transparência com os investidores. Essa necessidade valoriza o profissional que trabalha com essa área, pois ele é o responsável por fazer a ponte entre a empresa e o mercado de investidores. Profissões: Administrador ou Economista com especialização em finanças.
Segundo Ferrari, a área de remuneração está muito valorizada e tem poucos profissionais qualificados porque durante muito tempo não se investiu e não se formou gente. Mas estará em alta devido ao impacto da função do profissional na gestão sobre os custos e desempenho de pessoal, e negociação de grandes contratos de benefícios. Os profissionais que entendem de remuneração fazem uma gestão sobre os custos dos funcionários da empresa, de remuneração variável, sobre a estrutura organizacional, da criação de novos cargos, além de negociações com prestadores de serviços. Também negociam grandes contratos na área de RH, principalmente na área de benefícios, que são contratos complexos de alto valor. Profissões: Administrador, Psicólogo, Advogados, Engenheiro. Todos com especialização na área de finanças.
Segundo Ferrari, o ambiente fiscal do Brasil é muito complexo. Por esse motivo, a área com profissionais especializados em planejamento tributário estarão em alta em 2014 e permanecerão valorizados por bastante tempo. Profissões: Gerente de Planejamento Tributário, Advogado, Administrador e Economista especializados em Planejamento Tributário.
Mais lidas
Mais de Carreira
Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescerEscala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman
Mais na Exame
Future of MoneyEntendendo o ciclo do halving com a dominância do bitcoin