- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Um trabalho que hoje é nosso, amanhã pode não ser mais; e está tudo bem
Na coluna deste mês, Alice Sosnowski fala sobre a filosofia do estoicismo como forma de lidar com a noção de que tudo é emprestado e nada é realmente nosso
Modo escuro
A filosofia estóica foi criada na Grécia antiga (Freepik/Reprodução)

Publicado em 21 de setembro de 2023 às, 13h09.
Por Alice de Salvo Sosnowski*
O sucesso profissional é uma busca incessante. Desejamos ter bons empregos, criar empresas bem-sucedidas, assumir posições de destaque, mas muitas vezes esquecemos que isso são conquistas passageiras.
Um trabalho que hoje é nosso, amanhã pode não ser mais. A promoção que tanto desejamos pode se tornar irrelevante com o tempo. Casas, carros, roupas elegantes nos trazem conforto e status, mas são apenas empréstimos temporários. Um dia, alguém irá ocupar a casa que construímos, dirigirá o carro que escolhemos e até a roupa irá se desgastar com o tempo. A posse material é fugaz, assim como o sucesso é uma ilusão passageira.
A filosofia estoica, que foi criada na Grécia antiga, e que voltou com força nesse mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível) diz que, ao invés de nos apegarmos à ilusão da posse, é preciso aceitar as incertezas. Isso nos torna mais resilientes e capazes de encarar os desafios com serenidade e a compreensão de que nada é realmente nosso, exceto o controle sobre nossas próprias reações e escolhas.
A filosofia do estoicismo
O estoicismo ensina que devemos focar no momento presente: a única coisa que é nossa de fato. Isso não significa que não devemos planejar ou aprender com nossas experiências, mas sim que nossa atenção principal deve estar no aqui e agora. Compreender isso nos ajuda a desapegar-nos da busca incessante pelo que é efêmero e um dia vai acabar.
A ideia de que nada é realmente nosso é uma lição poderosa. Ela nos lembra de abraçar a efemeridade da vida e valorizar o presente. Devemos ser gratos pelo que temos, mas também estar preparados para deixar ir quando chegar a hora. Isso não significa viver na ansiedade da perda, mas sim viver com consciência, apreciação e amor pelo que está ao nosso alcance agora.
Na busca por significado e felicidade, a compreensão de que a posse é uma ilusão nos liberta para encontrar a verdadeira riqueza na experiência de viver o agora.
Para uma mente mais tranquila
Em tempos de pressões diárias, a filosofia estoica nos guia para uma vida mais equilibrada e uma mente mais tranquila. Aceite esta jornada de 30 dias para cultivar a paz interior e a resiliência. #desenvolvimentopessoal #softskills #opulodogato
*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora e especialista em empreendedorismo e soft skills. Foi eleita uma das Top Voices no Linkedin. Criadora da metodologia O Pulo do Gato Empreendedor©, que desenvolve habilidades para os desafios da nova economia
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
É preciso colocar a saúde na linha de frente das empresas
Saúde mental no trabalho e por que criar uma cultura de bem-estar
Créditos
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.