Mercado de esports movimenta US$ 1 bilhão por ano (Slavica/Getty Images)
Bússola
Publicado em 12 de outubro de 2022 às 18h00.
O mercado global de esports, que movimenta aproximadamente US$ 1 bilhão, está abrindo as portas do empreendedorismo para quem planeja ingressar no segmento ou está em busca de uma transição de carreira. Para isso, a formação profissional faz toda a diferença.
O curso de gestão em esports da CBF Academy, que teve sua primeira turma em outubro de 2021, com 26 alunos, parte para a segunda turma, com 158 interessados de 17 estados. As aulas online começam em 24 de outubro de 2022. O objetivo é a capacitação de profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores em diversas áreas e modalidades dos esportes eletrônicos.
O curso busca trazer a vivência e experiência dos maiores nomes dos profissionais do cenário, mostrando a forte posição que o Brasil ocupa nos eSports. "Com aprendizado direto e ampliação de networking, o curso amplia a visão do aluno nas áreas que podem atuar no mercado dos esports", diz Marcelo Fadul, coordenador do curso e sócio-fundador da E-Flix eSports.
Fadul contratou um dos alunos do curso para a sua empresa, Gabriel Mello, 22 anos, que conseguiu sua primeira oportunidade de trabalho já no mercado de esports, ao concluir o curso da CBF Academy.
"O curso de gestão de esports expandiu minha visão sobre todo o ecossistema do universo dos games e seus principais agentes. Me abriu a oportunidade de me conectar a pessoas que fazem parte do mercado e do meu ingresso na Netshoes Miners", afirma Gabriel.
Os gamers se renderam aos esportes eletrônicos. Dados do painel esports, que fazem parte da Pesquisa Game Brasil 2022 apontam que 63,2% dos jogadores consomem jogos eletrônicos no Brasil. A popularidade também está em alta: a pesquisa mostra ainda que 81,2% dos entrevistados ouviram falar de esportes eletrônicos, um crescimento de 16,9 pontos percentuais, na comparação com o mesmo levantamento de 2021.
"A CBF Academy está sempre atenta às novas profissões e atividades que carecem de possibilidades de capacitação. Seu portfólio de mais de 40 cursos oferece inúmeras oportunidades de desenvolvimento em nosso ecossistema. A indústria de jogos eletrônicos e seu incrível crescimento nos estimulou a criar o curso", declara Michel Fauze Mattar, coordenador geral da CBF Academy
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Play: Qual é mesmo o nome daquele filme? Site promete acabar com dúvida
Avesso do avesso: o outro lado de um projeto fotográfico
5G: para Muca Muriçoca, 5G vai democratizar acesso aos games