Podcast A+: Nova Constituinte no Brasil?

Episódio desta semana repercute a ideia defendida pelo líder do governo na Câmara de uma nova Constituição para o país

O novo episódio do Podcast A+ repercute a ideia defendida pelo líder do governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros, de uma nova Assembleia Constituinte no Brasil. Para ele, a Constituição de 1988 deixou a nação ingovernável e o país deveria seguir o exemplo do Chile - que, no último domingo, votou nas urnas a favor da elaboração de uma nova Carta para substituir a vigente, herança da ditadura militar de Pinochet.

As declarações de Barros provocaram reações nos três Poderes. Para alguns representantes do Executivo, inclusive o vice-presidente Hamilton Mourão, a fala deve ser encarada como um posicionamento individual do parlamentar e não como uma voz do governo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, rechaçou a ideia, lembrando que a situação nos dois países é diferente porque a Constituição brasileira já foi o marco final do processo de redemocratização, enquanto, no Chile, a Carta aprovada durante a ditadura era uma ferida aberta até hoje. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Veloso, e associações de juízes e de integrantes do Ministério Público também criticaram a proposta do deputado.

O que pensam os analistas do A+ sobre a convocação de uma nova Constituinte no Brasil? É o momento de rever a Constituição de 1988? Quais os ganhos e os riscos para o país? Num ambiente de extrema polarização, será possível um entendimento político que permita um debate equilibrado e produtivo?

Com mediação do jornalista Rafael Lisbôa, o bate-papo reúne Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB Comunicação, e os analistas políticos Alon Feuerwerker e Marcio de Freitas. A edição é de Guilherme Baldi.

Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts.

O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.