Exame Logo

Pandemia prejudica serviços de saúde

Boletim diário da Bússola traz resumo das notícias mais importantes do dia, com foco nas atualizações sobre a pandemia e o reflexo nas redes sociais

Saúde: pandemia abalou os sistemas de saúde pelo mundo (Buda Mendes / Equipe/Getty Images)

Mariana Martucci

Publicado em 31 de agosto de 2020 às 21h09.

Última atualização em 31 de agosto de 2020 às 21h51.

Um amplo estudo divulgado hoje pela OMS mostra que a pandemia abalou os sistemas de saúde pelo mundo. Dos 105 países investigados, quase todos relataram problemas — os mais graves atingiram nações pobres e de renda média. Calendários de vacinação, rotinas de diagnósticos e tratamentos de doenças não transmissíveis sofreram algum tipo de reflexo negativo.

Em comunicado enviado à OMS, o Brasil afirma que integrará aliança mundial de vacinas e faz considerações.

Veja também

Segundo o monitoramento das redes sociais do FSB Inteligência, mais de 183.000 citações foram feitas hoje em relação à pandemia. O painel dinâmico completo das citações e tendências você confere aqui.

Já o Instituto FSB Pesquisa elabora diariamente o gráfico abaixo para acompanhar a evolução das mortes por covid-19 em todo o país.*

Média móvel — 31/8/2020 (Bússola/Reprodução)

O boletim Bússola Covid-19 traz hoje um artigo sobre a evolução dos casos de covid-19 no Brasil e na Argentina, país vizinho que adotou um modelo mais radical de quarentena; e outro artigo com uma análise da média móvel de mortes por coronavírus que indica, enfim, o início de uma trajetória de queda na curva brasileira. Confira a íntegra do boletim aqui.

As principais notícias do dia seguem a seguir.

Economia

Poder e Política

Saúde e Ciência

Sustentável

Internacional

Corporativo

Varejo e Consumo

Bem-estar (em casa)

* O gráfico acompanha a curva de óbitos em cada Unidade da Federação a partir do dia em que a média móvel de sete dias (somadas as mortes dos últimos sete dias e divididas por 7) da respectiva região que chega pela primeira vez a três óbitos. O objetivo é comparar as curvas de óbitos com base no mesmo período de evolução da doença em cada UF.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMortesPandemiaSaúde no Brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame