Onde está a transparência?

Especialista em comunicação digital alerta que, para ser transparentes, empresas devem ouvir e priorizar as pessoas

Desde o começo do isolamento social, o mercado de comunicação tem especulado tendências para o mundo pós-pandêmico. Transformação digital, omnichannel, inteligência artificial, mídia de performance, enfim, os caminhos são milhares e as empresas não perderam tempo em correr atrás dessas tecnologias e de como elas vão se conectar com a audiência.

Mas, por trás de tudo isso, o que existe? Eu te respondo: pessoas. E digo mais: pessoas cada vez mais conscientes do seu lugar de fala e dispostas a cobrar das marcas por algo que a tecnologia não entrega sozinha — transparência.

Diante de uma pandemia, esse atributo se tornou ainda mais essencial e definitivo para os negócios. Vivemos a era da informação desenfreada e da desinformação também. Os consumidores precisam ter em quem acreditar e com quem dialogar de forma clara e verdadeira.

Transparência não significa só abrir as portas de sua empresa nas redes sociais, mas sim ter coerência e consistência em tudo o que faz para dentro e para fora. Transparência também é assumir sua vulnerabilidade e se colocar em um lugar de aprendizado e escuta ativa das necessidades do seu consumidor.

A verdade é que ninguém espera que uma marca seja perfeita, sem defeitos ou erros no meio do caminho. Mas o que não se tolera mais é uma marca que não tem humildade para ouvir e aprender com sua audiência.

Vale lembrar que por trás de toda compra de um produto existem — de novo — pessoas. E elas querem ser ouvidas e, acima de tudo, priorizadas.

 * Gerente de Digital da Loures

 Siga a Bússola nas redes sociais

Twitter  |    Facebook  |    YouTube

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.