Bússola

Apresentado por Bússola

O nó górdio de Bolsonaro

Analista político observa os desafios do governo com o fim do auxílio emergencial e a fragilidade da economia

Bolsonaro vestiu o figurino responsável, mas também avisa àqueles que aprovam seu governo que a ajuda terá um fim (Alan Santos/PR/Divulgação)

Bolsonaro vestiu o figurino responsável, mas também avisa àqueles que aprovam seu governo que a ajuda terá um fim (Alan Santos/PR/Divulgação)

Isabela Rovaroto

Isabela Rovaroto

Publicado em 9 de outubro de 2020 às 20h37.

Última atualização em 9 de outubro de 2020 às 20h53.

O presidente Jair Bolsonaro merece um elogio por ter dito que o auxílio emergencial não é para sempre. E surpreende os críticos que o chamam de populista, sem nenhum apreço à responsabilidade fiscal e com olhos somente na reeleição. Escrevo ajoelhado no milho.

Do ponto de vista fiscal, Bolsonaro vestiu o figurino responsável, mas também avisa àqueles que aprovam seu governo que a ajuda terá um fim. Redução gradual: depois de ter caído de 600 para 300 reais, ficará zerada em 2021 para mais de 30 milhões de pessoas. Certamente não gostarão. Mas avisados o foram. É tentativa de vacina contra a impopularidade.

Uma coisa não pode ser negada a Bolsonaro, sua franqueza. Espontâneo, simples e próximo dos eleitores, o presidente às vezes discute decisões com seus apoiadores. Pede confiança. Tem tido crédito neste processo.

O grande desafio é saber até onde irá esse crédito. Há sinais, além do fim do auxílio, de fragilidade na economia e risco de queda no emprego nos próximos meses. Esse é o nó górdio a ser desatado.

Na lenda, o rei Górdio deixou um nó impossível de ser desatado. Quem conseguisse ganharia a coroa. Alexandre, o Grande, observou o nó e, após um tempo, sacou sua espada, cortou as cordas e desfez as amarras.

A economia hoje precisa ser desatada para crescer. É necessária a condução do Ministério da Economia e o apoio do Congresso para restaurar a fé na retomada pós-pandemia. E muito crédito na praça.

*Analista político da FSB Comunicação

Siga a Bússola nas redes sociais

Twitter  |    Facebook    |    YouTube

 

Acompanhe tudo sobre:Auxílio emergencialCrise econômicaJair Bolsonaro

Mais de Bússola

Com crescimento da tecnologia na contabilidade, papel do contador está cada vez mais estratégico

Cosan investe em inovação aliada ao desenvolvimento sustentável

Todo desenvolvedor precisa saber desses 4 assuntos para criar um app de sucesso

Essa nova startup criou IA para varejistas online venderem ‘na conversa’