Meio Ambiente: Com apoio de programa pioneiro Abrabe retorna 5 mil garrafas
Com Glass Is Good, entidade do setor de bebidas busca expandir a experiência para outros parceiros
Bússola
Publicado em 17 de junho de 2022 às 10h00.
Última atualização em 17 de junho de 2022 às 14h00.
Por Bússola
Desde dezembro de 2021, mais de 5 mil garrafas de vidro retornaram para a indústria de cachaça. Resultado de um programa pioneiro de logística reversa do vidro descartável pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) – o Glass Is Good, uma parceria com a cooperativa Vira Lata. A iniciativa conta com o aproveitamento da capacidade técnica e viabilidade operacional e financeira dos operadores logísticos do Glass Is Good, além do conhecimento e experiência da equipe gestora do programa.
Além de reduzir consumo de energia, extração de matéria-prima e emissões de CO ₂ na atmosfera, o reuso e a reciclagem do vidro geram empregabilidade para centenas de famílias. Para se ter uma ideia, o Glass Is Good contribui para manter mais de mil vagas de emprego ativas na cadeia. O sistema de logística reversa do vidro engloba capacitação, triagem, armazenagem e venda de garrafas retornáveis das marcas associadas da Abrabe.
O objetivo agora é expandir a experiência para outros parceiros.
Os resíduos que chegam até as cooperativas geram trabalho e renda para a pessoa em vulnerabilidade social e que encontram na reciclagem a oportunidade de profissionalização e sustento da família. Dessa mão de obra, a maioria é composta por mulheres.
No Glass Is Good, 57% delas está na liderança das cooperativas, dado importante, visto que 34,4 milhões de pessoas do sexo feminino são responsáveis financeiramente pela família, ou seja, quase metade dos domicílios brasileiros é comandado por mulheres, de acordo com levantamento da IDados, com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cada vez mais forte entre as associadas da Abrabe, a agenda ESG ganhou bastante força após o lançamento do Relatório de Sustentabilidade, lançado pela entidade em 2021. Antes disso, em 2020, o Glass Is Good, juntamente com o Ecogesto, outra iniciativa da associação focada em cooperativas de reciclagem e processamento de materiais, já havia atingido o número de 77 mil toneladas de embalagens recuperadas pós-consumo, em parceria com 150 parceiros em 18 estados e mais o Distrito Federal.
“Queremos continuar a pavimentação da sustentabilidade ao nível setorial e ficamos felizes em perceber que elas estão engajadas nesse caminho”, afirma a presidente-executiva da Abrabe, Cristiane Foja.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Sucos Natural One passam a usar embalagens de plástico 100% reciclado
João Alberto Abreu: A essência da ferrovia sempre foi ESG
Consumidor está maduro para reciclagem de roupas, mas desconhece caminho