Bússola

Um conteúdo Bússola

Investidores experientes começam a focar em startups de impacto verde

Greentech Business anuncia a criação do primeiro grupo de investidores-anjos focado em tecnologias sustentáveis

Greentech Angels une 12 investidores (Stock/Getty Images)

Greentech Angels une 12 investidores (Stock/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 18h15.

O Greentech Business, ecossistema que fomenta inovação sustentável conectando scale-ups de tecnologia verde com tomadores de decisão, anuncia a criação do Greentech Angels – primeiro grupo de investidores-anjos focado em tecnologias de impacto sustentável. A iniciativa une 12 investidores de grande experiência multidisciplinar em diversos setores da economia, com o objetivo comum de acelerar scale ups, e impulsionar o crescimento  de soluções que combatam a emissão de CO₂ no ambiente, entre outras questões ambientais.

Com a expectativa de investimento em 5 startups/scale-ups até o fim de 2023, o fundo vai priorizar soluções que resolvam os grandes problemas climáticos. Os critérios para a escolha das futuras investidas são voltados para o potencial de impacto, escalabilidade internacional, alto potencial de crescer receita e a experiência do empreendedor à frente do negócio.

“Nosso fundo nasceu da vontade em comum de todos nós de impulsionar empreendedores desse setor de tecnologia de impacto e queremos dar mais espaço para novas startups com boas soluções dentro desse mercado, por isso reunimos um time com diferentes experiências. Com a nossa união, buscamos acelerar empresas com alto potencial de impacto e contribuir para a descarbonização mundial e tecnológica nos próximos anos", afirma Tiago Brasil, fundador do Greentech Business e cofundador integrante do Greentech Angels.

Unem-se a Tiago Brasil Rocha nomes como Ricardo Cavallo, executivo experiente e atuante em vários grupos econômicos como Banco Bradesco, Banespa/Santander, Kimberly-Clark, Votorantim e CSN; Suzana Muller, profissional de estratégia e finanças com experiência como International Investment Banker & CFO; e Carlos Omine, formado em ESG e finanças verdes pela NYU e executivo com passagem pelo  Banco do Brasil.

Também compõe a lista: Fabio Torres, sócio administrador na CF Comex e SM Serviços e Máquinas; Fernando Lima,cofundador da 6ix, desenvolvedor de projetos e sócio na Visualize USA Corp; Fernando Vaquer, executivo sênior de vendas setor de tecnologia; Marcelo Pereti, profissional da área financeira com experiência nos mercados de energia e agronegócio; Mário Francescato, que possui larga experiência como diretor da Unilever, consultor sênior da Kimberly Clark e membro do comitê de gestāo do Greentech Angels; Melquior Schlickmann, diretor na Soulpack Embalagens Especiais; Meton Morais, executivo de private equity, private credit e special situations, e fundador da Blue Oak Investments; e Edmilson Pereira, executivo financeiro sênior com amplo conhecimento em planejamento, estratégia financeira e controladoria em multinacionais.

Primeiro investimento

Junto ao lançamento, o grupo também anuncia a escolha da primeira investida do Greentech Angels. Trata-se da empresa Energy Source, energy tech brasileira que tem uma solução completa para o reuso, reciclagem e reparo para baterias de lítio. Por meio de um software proprietário, eles são capazes de reutilizar as baterias descartadas no primeiro ciclo de vida – inclusive de veículos elétricos, além de reciclar as que não podem ser reutilizadas e reparar as baterias que necessitam desse serviços, evitando assim, o descarte deste tipo de lixo eletrônico contaminante. O Brasil aparece como o quinto maior gerador mundial de lixo eletrônico e o descarte incorreto de baterias pode contaminar o solo, água e gerar malefícios à saúde humana, queremos ajudar a resolver isso.

O primeiro investimento na Energy Source já está concluído e o grupo atua com foco “māo na massa” junto com os fundadores David Noronha, Bruna Dias e co-investidores - Commitment Equity Partners nas discussões estratégicas e ações da empresa.

O diferencial do Greentech Angels é a experiência acumulada dos integrantes e a participação ativa no desenvolvimento dos negócios. "Você pode investir 10 mil reais ou um milhão, não importa o valor em questão, mas não é isso que gera impacto. Você pode ajudar a fazer com que esse impacto aconteça indiretamente, apenas. Aqui, o nosso foco está muito em ajudar a startup em diversas funções, por isso, além do investimento monetário nós também entramos com a experiência ímpar do nosso time para ajudar as selecionadas a ganhar negócios, estruturar a empresa e garantir o plano de crescimento. Nós temos uma bagagem somada que é muito difícil de encontrar no mercado, uma vez que os doze anjos que constituem nosso fundo tem experiências ímpares de investimentos e negócios", pontua Ricardo Cavallo.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

ESG: Adeus, aterros, rios e oceano. Lugar de garrafa PET é a reciclagem

80% dos consumidores brasileiros pretendem reduzir gasto com energia

Como esse edtech quer multiplicar seu faturamento por 10 em dois anos

Acompanhe tudo sobre:Investimentos-pessoaisStartupsSustentabilidadeVenture capital

Mais de Bússola

Gabriel Gatto: o que esperar das estratégias de recrutamento em 2025?

Da escola pública no Rio à Universidade da Pensilvânia: como ele realizou o sonho de estudar fora

Fabio Chong: redução da jornada 6x1 é uma ideia antiga, mas um problema atual

Vendas de produtos com selo FSC aumentam 17%. Empresa brasileira explica como mantém certificação