Debate sobre vacina contra Covid impulsiona oposição em redes do Congresso
FSBinfluênciaCongresso lista semanalmente parlamentares que mais se destacam nas redes sociais
Isabela Rovaroto
Publicado em 16 de dezembro de 2020 às 15h56.
Última atualização em 16 de dezembro de 2020 às 16h46.
Os deputados da oposição Paulo Pimenta (PT-RS), Joice Hasselmann (PSL-SP) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) foram os principais destaques do ranking FSBinfluênciaCongresso desta semana. Com críticas ao plano de vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, eles foram os que mais ganharam posições no levantamento.
Com intensa postagem diária, o petista Paulo Pimenta subiu 12 posições e alcançou o 15º lugar. Além de incentivar campanha em defesa do Sistema Único de Saúde, seus posts reclamam da destinação a entidades religiosas de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O deputado também utilizou posts para divulgar reportagem da revista Época, segundo a qual a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) fez relatório para orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Os mesmos temas ajudaram Marcelo Freixo a avançar sete posições e atingir a 6ª colocação no levantamento.
Ataques às ações do governo também foram a tônica da atuação de Joice Hasselmann, que saiu da 26ª posição para alcançar a 17ª. No topo do ranking, mantêm-se os parlamentares do PSL: Carla Zambelli (SP), Bia Kicis (DF) e Eduardo Bolsonaro (SP).
Confira aqui o ranking da Câmara dos Deputados.
Senado Federal
Com posts que desaprovam o plano de vacinação contra a Covid-19, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o que mais subiu no ranking FSBinfluênciaCongresso. O parlamentar ganhou oito posições e chegou ao 8º lugar.
O líder do PDT no Senado, Weverton Rocha (MA), também chegou a 15ª colocação, após avançar seis posições com postagens sobre saúde. Ele, porém, possui cardápio diversificado de temas em suas redes sociais, que vão do aumento da desigualdade à entrega de obras em Imperatriz, sua base eleitoral. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) teve trajetória idêntica: subiu seis lugares e se posicionou em 14º lugar, mas com posts voltados ao combate à corrupção.
Na linha de frente do ranking, o senador Humberto Costa (PT-PE) andou duas posições e recuperou o 1º lugar, que havia perdido para Álvaro Dias (Podemos-PR) na semana anterior. O paranaense ficou em 2º, seguido de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) em 3º.
Confira aqui o ranking da semana no Senado Federal.