Cosan fomenta a liderança feminina e ganha certificado da Women on Board
A gestora de portfólio foi reconhecida com o selo criado com apoio da ONU Mulheres pela presença feminina em seu conselho de administração
Plataforma de conteúdo
Publicado em 27 de julho de 2023 às 17h00.
Última atualização em 27 de julho de 2023 às 18h03.
A Cosan, gestora de portfólio e um dos maiores grupos empresariais do país, recebeu um importante certificado, o selo Women on Board (WOB), iniciativa independente criada com o apoio da ONU Mulheres que visa reconhecer, valorizar e divulgar ambientes corporativos com a presença de pelo menos duas mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos. O selo vai ao encontro da estratégia de investimentos do Grupo em práticas alinhadas à ESG e que visam avanços em políticas de diversidade, equidade e inclusão.
Movimentações recentes
Em abril deste ano foram eleitas para integrar o Conselho de Administração da Cosan: Ana Paula Pessoa, economista com 35 anos de experiência e Membro independente do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 20 21, e que, este ano, foi reeleita para ocupar o cargo por mais dois anos. Além disso, Ana Paula também é Membro do Conselho de Administração da News Corporation, Credit Suisse e Suzano (Membro do Conselho e Coordenadora do Comitê de Auditoria); e Sylvia Brasil Coutinho, Engenheira Agrônoma com 45 anos de experiência profissional, e Membro do Conselho de Administração da Edenred e Head de Wealth Management na América Latina no Banco UBS. Sylvia tomou posse em 1º de julho de 2023.
- Brasil é o país que mais faz buscas por tatuagem na internet
- Presidente da Câmara ameaça lançar investigação de impeachment contra Biden
- Romário tem alta de hospital após 14 dias internado para tratar infecção
- BASF e Mingyang montam joint venture para construir e operar parque eólico offshore no sul da China
- Deputado Arnaldo Jardim é o entrevistado da EXAME às 13h desta quinta-feira
- União colocará cerca de R$ 240 bi no novo PAC em 4 anos, diz Rui Costa
Missão e valores reafirmados
Esta certificação consolida o compromisso da Cosan em aumentar a diversidade no quadro de colaboradores e lideranças. Em 2021, a companhia divulgou o compromisso público de ter e manter no mínimo 30% de mulheres ocupando cargos de liderança , até 2025. “Atuamos incansavelmente para atingir e aumentar esse percentual, abrindo mais espaço para a participação feminina”, explica Maria Rita de Carvalho Drummond, vice-presidente Jurídica da Cosan.
Raízen e Rumo, empresas que fazem parte do portfólio da Cosan, também são certificadas pela WOB. “Como empresa e sociedade, temos muito a ganhar. Já é comprovado que a presença de mulheres nos cargos de liderança, principalmente em Conselhos de Administração, por exemplo, abre mais espaço para que outras mulheres ocupem posições de gestão . E isso contribui diretamente para aumentar os resultados de negócios, incluindo produtividade, inovação, lucratividade e reputação da empresa. Essa tem sido a realidade da Cosan”, afirma Maria Rita.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
O alinhamento de equipe é a base para uma cultura empresarial forte e inspiradora
Alice Sosnowski: Como lidar com pensamentos indesejados?
10 coisas que todo líder deveria saber ao buscar por novas oportunidades