Exame Logo

Como a Inteligência Artificial está sendo usada na inclusão de PCDs

Projeto brasileiro recebeu US$ 4 mi para criar um tradutor simultâneo de linguagem de sinais e será o único finalista da América Latina no maior evento mundial de tecnologia e inovação

A criação revolucionária foi a única finalista latinoamericana na SXSW 2024 (xavierarnau/Getty Images)
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 07h00.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2024 às 11h04.

Quantas vezes oGoogle Tradutorjá te salvou? Muitas, né? Durante uma reunião com executivos de outros países, na hora de escrever um relatório, ou mesmo nas férias viajando para o exterior.

Pois um grupo de brasileiros inventou uma ferramenta muito parecida, só que para traduzir uma outra linguagem:LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). O projeto foi criado por pesquisadores do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife ).

Veja também

Talento reconhecido internacionalmente

A criação revolucionária foi a única finalista latinoamericana na SXSW 2024, evento internacional de inovação e tecnologia, na categoria Inteligência Artificial.

O CEO da CESAR, E duardo Peixoto, comemorou: “ Estamos muito felizes pelo reconhecimento deste projeto, que tem um papel tão especial para a inclusão de pessoas com deficiência”.

Inclusão é a palavra-chave

O projeto tem potencial para facilitar a vida de cerca de mais de 10 milhões de cidadãos brasileiros que possuem algum nível de surdez.

Durante o desenvolvimento do projeto, os pesquisadores constataram que os momentos de maior dor para o usuáriosurdo/deficiente auditivoocorrem ao buscar informação e detalhes sobre o que comprar.

Entendemos a importância da acessibilidade e inclusão e, junto com a Lenovo, buscamos desenvolver algo de impacto para a sociedade. Usar a tecnologia a favor de uma comunidade de pessoas é muito gratificante ”, finaliza Eduardo Peixoto.

Quando é o lançamento oficial do tradutor?

A companhia ainda não tem uma data definida para o lançamento, mas pretende disponibilizar a tecnologia ainda neste ano.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Bússola & Cia: mercado de startups está otimista com 2024

Marco França: quando é o momento certo para fazer um M&A?

100% ao ano? Gestora dobra rentabilidade combinando inteligência artificial com expertise humana

Acompanhe tudo sobre:Pessoas com deficiênciaInteligência artificial

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame