Bússola

Um conteúdo Bússola

Há 10 anos no Brasil, AutoZone atinge a marca de 80 lojas

Com uma média de mais de 5 milhões de clientes atendidos por ano, a expectativa da empresa é continuar sua expansão orgânica pelo Brasil

AutoZone: a empresa tem mais de 7 mil lojas no país (AutoZone/Divulgação)

AutoZone: a empresa tem mais de 7 mil lojas no país (AutoZone/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 28 de abril de 2023 às 18h30.

Última atualização em 28 de abril de 2023 às 18h49.

Com mais de 7 mil lojas espalhadas pelo mundo, a AutoZone vem expandindo sua atuação no mercado brasileiro. Reconhecida mundialmente como um dos principais players de varejo de peças de reposição e acessórios automotivos, a empresa completou dez anos de operação no mercado nacional. Atualmente, a marca é líder de vendas em todo o mundo, com foco em conveniência, agilidade e resolutividade, se destacando pelo pioneirismo e qualidade que trouxe ao segmento de peças automotivas.

No Brasil, a AutoZone conta hoje com mais de 50 mil itens entre peças e acessórios, disponíveis para carros e motos. Atualmente, são mais de 80 lojas na cidade de São Paulo, interior paulista, norte do Paraná e sul de Minas Gerais e Goiás, além de um grande centro de distribuição em Paulínia e um escritório central, também em São Paulo – que presta assistência especializada para toda a rede no país. Para este ano, o foco da companhia tem sido a entrada em novos mercados brasileiros e adensamento em áreas onde já possui loja.

A história de sucesso da AutoZone começou em 1979, nos Estados Unidos, quando o seu fundador, Pitt Hyde, abriu a primeira loja da rede. Ali, o executivo detectou a falta de lojas boas e de qualidade no setor, criando um novo conceito para o negócio de peças de automóveis: lojas limpas, bem-organizadas, produtos acessíveis e um serviço de excelência com vendedores especialistas em autopeças e acessórios para automóveis. Hoje, a empresa, que está sediada em Memphis (Tennessee – Estados Unidos) e com operações no México e Brasil, possui uma extensa linha de produtos com marcas próprias de alta qualidade. Nos EUA, foi classificada como uma das 250 maiores empresas pela revista "Fortune" e alcançou o 39° lugar em ranking das Melhores Empresas para Trabalhar realizada pela revista "Forbes" em 2021, com 750 multinacionais.

De acordo com Mauricio Braz, presidente da AutoZone Brasil, a expectativa para os próximos cinco anos é continuar expandindo o número de lojas no país. “O brasileiro possui uma relação especial com seu carro e por isso o mercado brasileiro de autopeças tem um grande potencial e foi a nossa escolha para dar continuidade à expansão internacional da AutoZone. Nesta primeira década de atuação no país, testamos os diferentes tipos de mercados e suas variáveis, como hábitos de consumo, adequação do nosso modelo, custos operacionais etc. Começamos pelo estado de São Paulo, inicialmente pelas cidades do interior, e a expansão seguirá em ritmo acelerado nos próximos anos”, diz o executivo.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Carros

Mais de Bússola

Que região mais vai crescer no agro? Entenda por que presidente da Syngenta Brasil aposta no Mapito

Enel São Paulo muda visual da conta de energia para facilitar compreensão dos consumidores; veja

Que tipo de futuro os jovens profissionais herdarão?

Fashiontech: o impacto da tecnologia no varejo de moda e como a Aramis Inc continuou a se adaptar