Burger King do Brasil arrecada R$ 3 mi para educação e combate à fome
Doações realizadas por clientes, por meio do arredondamento de troco, ajudam famílias assistidas por 15 ONGs distribuídas pelo país
Bússola
Publicado em 30 de agosto de 2021 às 18h40.
Última atualização em 30 de agosto de 2021 às 20h15.
O Burger King do Brasil celebra, neste mês, a marca de 3 milhões de reais em arrecadações destinadas à educação e ao combate à fome. O montante foi atingido por meio de centavos arredondados nos pedidos realizados nos restaurantes do BK e de Popeyes, que compõe o BKB, e só foi possível a partir da contribuição dos clientes das marcas, que têm, ao longo dos últimos anos, arredondado o troco de suas compras.
Esse marco é fruto da parceria do Burger King do Brasil com o Movimento Arredondar, ONG que apoia outras ONGs com a coleta de microdoações. Ao longo dos últimos quatro anos de união, foram realizados mais de 16 milhões de atos de doação, representando cerca de 580 por hora e 10 por minuto.
No Brasil, a desigualdade educacional foi ampliada com a pandemia. Pesquisas de percepção realizadas no Brasil, com professores, estudantes e suas famílias, reforçam os desafios. Na quarta fase da pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil”, realizada pelo Instituto Península ao final de 2020, com 2.961 professores em uma amostra representativa de todo o Brasil, 60% acreditam que os alunos não evoluíram no aprendizado no último ano e 91% acham que haverá um aumento da desigualdade educacional entre os alunos mais pobres.
Além disso, um levantamento realizado pelo Food for Justice – Power, Politics and Food Inequality in a Bioeconomy da Universidade Livre de Berlim, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Brasília (UNB), mostra que 13,6% dos brasileiros com mais de 18 anos passaram pelo menos um dia sem refeição, entre os meses de agosto e outubro de 2020.
Ou seja, trata-se de um momento decisivo para apoio e suporte à educação e à alimentação como causas prioritárias no país.
Entre os projetos apoiados está a OCA – Escola Cultural e, segundo Lucilene Silva, coordenadora geral da instituição:
“A parceria com o Burger King tem colaborado com a manutenção deste trabalho que há 25 anos promove uma educação de qualidade pautada na arte e cultura brasileira e cultura da infância. Esta parceria envolve a ação de voluntários sensíveis e comprometidos com o outro e com o mundo, o que é a receita do sucesso”.
Para quem deseja fazer parte dessa corrente do bem, que tem como objetivo fomentar a educação e o combate à fome, além de dar suporte a famílias em situação de vulnerabilidade social, basta arredondar os centavos de troco nos mais de 500 restaurantes Burger King e 47 Popeyes. Por exemplo: se uma compra totalizou 29,50 reais, é possível arredondar o valor para 30,00 reais, destinando 50 centavos às ONGs de educação e combate à fome.
Siga a Bússola nas redes:Instagram|Linkedin|Twitter|Facebook|Youtube