Exame Logo

Executivos discutem 'apagão de talentos' em TI em webinar gratuito

Debate da VTEX, que acontecerá nesta quarta-feira, 20, fala sobre ações para mitigar escassez global de profissionais do setor

Em dez anos, a carência de profissionais de TI representou perdas acumuladas de R$ 167 bilhões. (Chesnot / Colaborador/Getty Images)
B

Bússola

Publicado em 19 de outubro de 2021 às 10h00.

Última atualização em 20 de outubro de 2021 às 15h53.

A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, realiza, na próxima quarta-feira, 20, às 18h, o webinar “Beyond Predictable Webinar - Engineering Leadership: What do you do about the engineering talent shortage”. O evento, conduzido por Paulo Monçôres, diretor de engenharia na VTEX, debaterá o “apagão de talentos” no setor de tecnologia e o que as principais companhias deste mercado estão fazendo para mitigar a escassez de profissionais globalmente. A conversa online poderá ser acompanhada neste link e a inscrição é gratuita.

Participam do debate Abbey Smalley, head dos programas de design na Amazon, Mauricio Nunes, gerente de engenharia de software no Facebook, e Gustavo Franco, diretor de Engenharia de SRE (Site Reliability Engineering, ou Engenharia de Confiabilidade do Site, em tradução livre) na VTEX.

Veja também

“Muitos segmentos digitais têm enfrentado um grande desafio: aumentar as equipes e mantê-las em nível de excelência na mesma velocidade e proporção de crescimento do mercado, que tem sido exponencial, principalmente por causa das novas demandas de consumo ampliadas pela pandemia. Encontros como esse são fundamentais para trocarmos experiências e ideias e, assim, identificarmos os melhores caminhos e propor ações para resolvermos a questão do “apagão” por profissionais de tecnologia”, afirma Paulo Monçôres, diretor de engenharia na VTEX.

De acordo com a Softex, organização social voltada ao fomento da área de TI (Tecnologia da Informação) e integrante do Projeto TechDev Paraná, o problema perdura há alguns anos: entre 2010 e 2020, a carência de profissionais representou perdas acumuladas de R$ 167 bilhões para o setor tecnológico. Segundo o mesmo levantamento, o déficit de profissionais de TI deve chegar a mais de 408 mil postos de trabalho até 2022.

Na conversa, serão apresentados e discutidos ações em andamento e projetos para endereçar o problema, como parcerias com universidades para atrair e fomentar talentos, planos de desenvolvimento de carreira em Y (criação de diferentes níveis de hierarquia focados em habilidades técnicas) e programas focados no aprimoramento gerencial. No caso da VTEX, dentre diversas iniciativas, a empresa promove o VTEX Lab, que ajuda a formar novos talentos nas áreas de engenharia de software e design de produtos digitais e já possibilitou a atuação de mais de 80 alunos em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento.

Siga a Bússola nas redes:Instagram|LinkedIn|Twitter|Facebook|Youtube

Acompanhe tudo sobre:AmazonFacebookInovaçãoTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame