Bússola

Um conteúdo Bússola

36% das empresas brasileiras já atingiram maturidade digital, segundo FDC

Estudo analisou negócios do varejo, atacado e distribuidores de diversos portes sobre o processo de transformação digital

Pesquisa quantitativa ouviu 260 empresas e analisou oito dimensões ligadas ao digital (Frederic J. Brown/AFP)

Pesquisa quantitativa ouviu 260 empresas e analisou oito dimensões ligadas ao digital (Frederic J. Brown/AFP)

B

Bússola

Publicado em 2 de novembro de 2021 às 16h50.

Para analisar o grau de maturidade digital nas empresas de varejo, atacado e distribuidores, fornecendo aos gestores orientações sobre a condução do processo de transformação digital em suas organizações, a Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com professores da PUC Minas, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e Universidad Autónoma do Chile, realizou a pesquisa Maturidade Digital do varejo, atacado e distribuidores brasileiros. Os resultados indicam que 36% das empresas respondentes já atingiram o grau de maturidade digital, 45% estão no caminho e apenas 18% estão no início do processo de transformação digital.

“As empresas compreendem a importância de ter o cliente no foco da organização e sem a maturidade digital que isso exige, temos um descompasso entre o que o cliente quer e o que se oferece. Essa maturidade é composta por vários itens, desde o processo interno, até a ponta, na gôndola do mercado, por exemplo”, declara Paulo Renato de Sousa, pesquisador e professor da FDC.

Metodologia

A pesquisa quantitativa ouviu 260 empresas durante o mês de fevereiro de 2021. O estudo avaliou oito dimensões para compor o estágio de maturidade digital: estratégia, liderança, mercado, operacional, pessoas, cultura, governança e tecnologia. Foram ouvidos dirigentes de nível estratégico de empresas brasileiras, situadas em diferentes regiões do Brasil.

“A percepção dos executivos é que a transformação digital impactará fortemente a forma como varejo, atacado e distribuidores atuam. É interessante observar que analisamos o processo um ano depois que a pandemia começou. E a pesquisa deixa claro que a transformação digital é essencial e veio para ficar. As empresas estão mais preparadas e aprenderam com os altos e baixos deste momento. Isso vai contribuir para o sucesso de eventos pontuais que tendem a aumentar as vendas, como a Black Friday e o Natal, por exemplo, melhorando a experiência do cliente”, declara Sousa.

A amostra final foi composta por 2,3% de pequenas empresas, 38,9% de médias empresas e 58,8% de grandes empresas.

“O fato de quase 60% da amostra ter sido composta por grandes empresas, as quais se encontram mais avançadas nas questões da transformação digital, pode ter impactado o resultado”.

Em termos de cargos dos participantes, de 116 respondentes, 44,6% são CEOs, vice-presidentes, membros do conselho, proprietários de empresas ou diretores. Outros 106 respondentes, o que representa 40,8%, são gerentes. Os outros entrevistados são coordenadores, supervisores, especialistas e analistas (14,6%).

Confira os principais pontos positivos e desafios rumo à maturidade digital apontados pela pesquisa de acordo com cada dimensão questionada.

* Estratégia

Ponto positivo - Avaliação e adaptação da estratégia digital

Maior desafio - Implementação da estratégia digital

* Liderança

Ponto positivo - Executivos apoiam a implementação da estratégia digital

Maior desafio - Implementação em áreas funcionais isoladas

* Mercado

Pontos positivos - Percepção de criação direta de valor agregado por meio da digitalização progressiva de produtos e serviços (exemplo: redução de custo, aumento de produtividade, melhoria na experiência do cliente, diferenciação do cliente)

* Maior desafio - Criação de volume significativo de vendas por meio de canais digitais

* Operações

Ponto positivo - A força da nossa estratégia digital é conduzida para inovações em operações

Maior desafio - Recursos suficientes (tempo, pessoas, orçamento) disponíveis para implementar a estratégia digital dentro das empresas

* Pessoas

Ponto positivo - Criação de novos perfis de trabalho para empregados com perícia em tópicos centrais da transformação digital

Maiores desafios - Medidas para fortalecer a alfabetização digital. Especialistas em questões centrais relacionadas à transformação digital

* Cultura

Pontos positivos - Mudança contínua faz parte da cultura corporativa

Maiores desafios - Troca de informações entre empregados e executivos sobre a transformação digital

* Governança

Pontos positivos - Percepção de que a estratégia corporativa e a estratégia digital estão intensamente conectadas e se complementam

Maior desafio - Implementação de um modelo de gestão holístico para a estratégia digital e métricas chave correspondentes

* Tecnologia

Ponto positivo - Percepção que tecnologias digitais são a mola principal para futuros desenvolvimentos de produtos e serviços

Maior desafio - Ferramentas para modelagem digital, automação e controle de processos de negócios.

Paulo Renato afirma que a dimensão “pessoas” é aquela que mais chama atenção e influencia a jornada para a maturidade digital.

“Fica uma reflexão importante: quem faz a transformação digital são as pessoas e não somente a tecnologia. Por isso a qualificação profissional é tão importante. Vemos claramente que o Brasil não está fazendo dever de casa e não tem investido na qualificação técnica dos profissionais para alcançarmos esse avanço”, diz.

A pesquisa maturidade digital do varejo, atacado e distribuidores brasileiros tem ainda como autores Marcelo Resende, da PUC Minas, Marcelo Werneck, da Universidad Autónoma de Chile, Paula Karina Salume, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:empresas-de-tecnologiagestao-de-negociosInovaçãoInclusão digital

Mais de Bússola

MindFlow: por que a produtividade real só acontece quando você está no lugar certo?

Parceria lança guia técnico para proteção da fauna em ferrovias

Hospital filantrópico aposta em tecnologia para acomodar envelhecimento populacional

Dia da Internet Segura: precisamos priorizar o letramento ético da geração Alfa