Brasil

Você estudou bem quem é seu candidato a vice-prefeito?

"Quem pariu Temer que o embale”, afirmou o candidato do PSDB João Leite, segundo o jornal O Globo


	Urna eletrônica: assim como o vice-presidente, o vice-prefeito pode chegar a assumir o comando da prefeitura
 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Urna eletrônica: assim como o vice-presidente, o vice-prefeito pode chegar a assumir o comando da prefeitura (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2016 às 09h53.

No debate para a Prefeitura de Belo Horizonte, o candidato do PSDB João Leite fez um alerta importante para quem está prestes a escolher o candidato: prestar atenção na escolha do vice.

Acusado de golpista, ele destacou que quem colocou Michel Temer (PMDB) na presidência foi quem votou em Dilma Rousseff (PT), que o escolheu como vice.

"Votei em Aécio Neves para presidente e Aloysio Nunes para vice. Dessa aliança (PT com PMDB), o PSDB não participou. Quem pariu Temer que o embale”, afirmou, segundo o jornal O Globo.

Assim como o vice-presidente, o vice-prefeito pode chegar a assumir o comando da prefeitura. Ele é o sucessor do prefeito, caso o posto fique vago, em casos de licença ou impeachment.

Ainda usando o caso de Belo Horizonte, o atual prefeito Márcio Lacerda (PSB) chegou a ser alvo de um pedido de impeachment, arquivado em junho. Caso o impedimento tivesse sido confirmado, assumiria o vice Délio Malheiros (PSD).

Assim como a relação entre Temer e Dilma teve alguns percalços, a de Lacerda e Malheiros passou por tempos ruins.

Também em BH, já teve um caso em que o vice assumiu a prefeitura. Logo no primeiro ano do segundo mandato, em 2001, Célio de Castro (PT) sofreu um derrame e pediu licença do cargo. No lugar dele, assumiu o vice Fernando Pimentel (PT).

A regra eleitoral estabelece que a escolha do vice está vinculada a do prefeito, com as mesmas condições e incompatibilidades. A legislação permite que o vice exerça funções relevantes na administração, desde que os salários não acumulem.

Acompanhe tudo sobre:Belo Horizontecidades-brasileirasEleiçõesEleições 2016Minas Gerais

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp