Exame Logo

Vitória em Mossul; déficit de 85 bi…

Mediador global? Em encontro com Michel Temer no Palácio do Planalto, o novo secretário-geral da ONU, António Guterres, fez elogios ao programa brasileiro de acolhimento de refugiados, que daria ao Brasil papel de destaque como “mediador global” de confrontos. “[O Brasil] demonstra ao mundo que os direitos humanos devem ser respeitados por seu valor, e […]

MOSSUL: soldado iraquiano detém integrante do Estados Islâmico; o exército afirma ter retomado a cidade / Zohra Bensemra/ Reuters
DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2016 às 06h07.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h39.

Mediador global?

Em encontro com Michel Temer no Palácio do Planalto, o novo secretário-geral da ONU, António Guterres, fez elogios ao programa brasileiro de acolhimento de refugiados, que daria ao Brasil papel de destaque como “mediador global” de confrontos. “[O Brasil] demonstra ao mundo que os direitos humanos devem ser respeitados por seu valor, e não em razão de objetivos políticos ou militares”, disse o ex-premiê português, que foi chefe do Alto Comissariado da ONU para refugiados (Acnur). Temer teve também encontros bilaterais com representantes de países de língua portuguesa, como Cabo Verde, Angola e Timor Leste.

Banco de reservas

Veja também

Dos 81 parlamentares que se candidataram às prefeituras em 2016, venceram 18 deputados, que deixarão a Câmara em dezembro. Foram eleitos 14 prefeitos e quatro vices. Entre os grandes partidos, perderam duas cadeiras o PMDB e o PSDB, passando, respectivamente, de 67 para 65 deputados e de 49 para 47. Já o PSD, que tem 36 representantes, ganhou dois postos. DEM, PSDC, PDT, PSB e PCdoB ganharam uma cadeira cada um. PT, PTB e PP perderam uma vaga. No Senado, sai apenas Marcelo Crivella (PRB), que venceu as eleições para prefeito no Rio de Janeiro.

Melhor não comentar

Depois de seu indicado perder o governo de Minas Gerais em 2014, Aécio Neves assistiu à derrota de seu pupilo João Leite na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Com a ampla derrota, analistas têm como certo o fortalecimento de Geraldo Alckmin para a corrida ao Planalto pelo PSDB em 2018. Em entrevista nesta segunda, Aécio minimizou: “Essa responsabilidade vai levar no momento certo o PSDB a definir quem será o candidato a empunhar a nossa bandeira. Antecipar esse processo é um desserviço a construir a nossa agenda que vai tirar o país da crise. Nossa prioridade hoje não é a eleição de 2018”.

Mais propina

Segundo o jornal The Guardian e a BBC, a empresa automobilística Rolls-Royce está sendo investigada por pagamento de propina para vencer contratos em 12 diferentes países, inclusive o Brasil. No país, a empresa teria pago propinas de 200.000 dólares à Petrobras para vencer um contrato de 100 milhões de dólares para a instalação de turbinas em plataformas de petróleo. O caso foi revelado por documentos vazados de agências anticorrupção baseadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. A empresa não comentou.
_

Nome novo na Camargo

O grupo Camargo Corrêa anunciou nesta segunda-feira Heinz Peter Elstrodt como o novo presidente do conselho de administração. Elstrodt já presidiu a consultoria McKinsey na América Latina, na qual atuou por mais de 30 anos. O anúncio faz parte da chegada da terceira geração da família fundadora do grupo. Em agosto, o executivo Vitor Hallack deixou o cargo após dez anos.

_

Déficit de 85,5 bi

Em setembro, o setor público (União, estados e municípios) teve um déficit de 26,6 bilhões de reais. Com isso, segundo o Banco Central, o resultado acumulado no ano chegou a 85,5 bilhões, ante o rombo de 8,4 bilhão de reais no mesmo período de 2015. É o pior resultado tanto para o mês quanto para o período acumulado desde o início da série histórica. A meta fixada na lei orçamentária para este ano é de um déficit de 163,9 bilhões de reais para União, estados e municípios.

_

O exército de Trump

O Partido Democrata processou o presidenciável republicano Donald Trump em quatro estados, afirmando que os eleitores do candidato vêm fazendo uma campanha de “vigilante intimidação de eleitores” nos locais de votação. Nas últimas semanas, Trump tem afirmado que há “fraude” nas eleições americanas e chegou a convocar seus apoiadores a vigiar as urnas. O pleito já está aberto em muitos estados, e pelo menos 21 milhões de eleitores já votaram.

_

A defesa de Thiel

O bilionário Peter Thiel convocou uma coletiva de imprensa para justificar seu apoio a Donald Trump. Membro do conselho da rede social Facebook e fundador do sistema de pagamentos digitais PayPal, Thiel afirma que a liderança política americana “falhou” e que os americanos precisam de alguém fora da política tradicional para consertar o país. Odiado no Vale do Silício por seu protecionismo econômico e aversão a imigrantes, Trump tem em Thiel seu apoiador mais proeminente no mercado de tecnologia.

_

Vitória em Mossul

O exército do Iraque afirma ter tomado da facção terrorista Estado Islâmico a última localidade à leste de Mossul — capital do califado proclamado pelo EI. Desde o início do mês, uma operação de Iraque, Estados Unidos, Turquia e forças curdas tenta recuperar a cidade, vista como um dos principais redutos do EI. O premiê iraquiano, Haider al-Abadi, pediu às tropas do grupo terrorista que se rendam, pois “não terão saída e não terão como escapar”.

_

Blackberry e Ford

A empresa de tecnologia BlackBerry assinou um acordo para que a Ford utilize seu sistema de segurança, o QNX. É o primeiro negócio entre a BlackBerry e uma montadora, embora a empresa canadense já tenha acordos com fabricantes de outros produtos do mercado automotivo, como a Panasonic — que usa o QNX em painéis que fornece para a própria Ford. Conhecida por seus celulares, famosos na era pré-smartphone, a BlackBerry pretende se firmar como produtora de softwares de segurança. A Ford quer usar o QNX sobretudo em seus veículos autônomos — o primeiro deve ser lançado em 2021.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame