Brasil

Vídeo mostra momento que manifestantes invadem sede do MEC

Após o protesto contra PEC do teto em frente ao Congresso ser dispersada pela polícia, grupo invadiu o prédio do Ministério da Educação

(Foto: Divulgação/MEC) Entrada do prédio do Ministério da Educação foi depredada por manifestantes.

(Foto: Divulgação/MEC) Entrada do prédio do Ministério da Educação foi depredada por manifestantes.

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 29 de novembro de 2016 às 20h44.

Última atualização em 29 de novembro de 2016 às 22h42.

São Paulo - Após serem dispersados pela Polícia Militar, um grupo de pessoas que participava de protesto contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 e à reforma do Ensino Médio, em frente ao Congresso Nacional, seguiu para a Esplanada dos Ministérios, onde invadiu e depredou a entrada do prédio do Ministério da Educação (MEC).

É possível ver no vídeo abaixo, do circuito interno do ministério, o momento em que dezenas de pessoas quebram os vidros da porta principal e entram no edifício. Na galeria de fotos, também é possível ver a depredação de caixas eletrônicos e das portas, feita por cerca de 50 a 100 pessoas, de acordo com informações da assessoria do MEC.

Em nota, o ministro José Mendonça Bezerra Filho, que ainda se encontrava no gabinete no momento da invasão, condenou o ocorrido e acusou "mascarados" de destruir móveis, computadores, cadeiras, vidraças, divisórias e depredando outros bens públicos.

"Os servidores do MEC viveram clima de terror. Isso é inaceitável. Como democrata que sou, entendo o direito de protesto, mas de forma civilizada, respeitando o direito de ir e ir. O que vimos hoje foram atos de violência e vandalismo contra os servidores públicos e contra o patrimônio", afirmou.

Hoje, o Senado começou a votar, em primeiro turno, a proposta que estabelece um limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos. Movimentos sociais defendem o arquivamento da PEC.

Do ato em Brasília, participaram entidades estudantis e educacionais, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

A PM já evacuou o prédio e prendeu algumas manifestantes. Segundo a polícia. alguns deles chegaram até a usar um coquetel molotov.

[googleapps domain="drive" dir="file/d/0B0aIAu1G9sTFZUtDOFR5b3dENXc/preview" query="" width="640" height="480" /]

 

Acompanhe tudo sobre:BrasíliaProtestos no Brasil

Mais de Brasil

8 de janeiro: após dois anos dos ataques, STF mira financiadores dos atos golpistas

Com presença de Moraes e ausência de Pacheco: veja quem irá ao ato de Lula no 8/1

Entrega de obras restauradas e 'abraço da democracia' marcarão ato por 2 anos do 8/1

Ministros do STF minimizam impacto de decisão da Meta no Brasil