Vacina da Janssen atrasa e não chegará nesta terça ao Brasil
Primeiros 3 milhões de doses chegariam na manhã de terça; imunizantes têm prazo de validade próximo
André Martins
Publicado em 14 de junho de 2021 às 13h44.
Última atualização em 14 de junho de 2021 às 14h43.
As primeiras doses da vacina contra covid-19 da Janssen não chegarão ao Brasil nesta terça-feira, 15, como previsto, confirmou a EXAME junto ao Ministério da Saúde .
- Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos. Aprenda com a EXAME Academy
"A pasta aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas", informou o ministério em nota.
A farmacêutica Janssen ,braço farmacêutico daJohnson&Johnson, nãocomunicou o motivo do cancelamento provisório.
As doses antecipadas estão próximas do prazo de validade, de 27 de junho, e, por isso, seriam entregues somente às capitais.
Existe a expectativa de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aceite a proposta da Janssen de prorrogar o prazo de validade para quatro meses e meio, ante os três atualmente. O envio das doses e a mudança da validade foram aprovadas pela FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, na última sexta-feira, 11.
No inicio deste mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o governo conseguiu adiantar 3 milhões de doses para junho, previstasinicialmente para chegar apenas no último trimestre do ano.O Brasil tem firmado um acordo com a Janssen de 38 milhões de doses.A Anvisaaprovou autorizou o uso emergencial do imunizante no país no dia 31 de março.
A vacina da Janssen requer a aplicação só de uma dose, o que facilita toda a logística de distribuição e de imunização. A eficácia global é de 66%, e 82% no grupo de pessoas com mais de 65 anos. A resposta do corpo para ficar protegido contra o coronavírus leva 14 dias após a aplicação.
Até o momento o Brasil conta com três vacinas disponíveis para imunizar a população contra a covid-19:Coronavac, Fiocruz/AstraZeneca, e Pfizer.
- Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.