Brasil

Um raio-x dos casamentos LGBT no Brasil

Desde 2013, Brasil registrou mais de 14 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo - veja outros números

 (iStock/iStockphoto)

(iStock/iStockphoto)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 17 de junho de 2017 às 06h31.

Última atualização em 17 de junho de 2017 às 13h48.

São Paulo – Desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a resolução que obrigou os cartórios a realizarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, mais de 14 mil uniões homoafetivas foram realizadas no Brasil.

De lá para cá, segundo dados de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) - os mais recentes, as uniões entre cônjuges do mesmo sexo aumentaram 51,7%. As informações de 2016 ainda estão sendo compiladas do IBGE e devem ser divulgadas no segundo semestre.

Entre os 14.169 casamentos homoafetivos registrados desde 2013, 51,9% foram entre mulheres e 48,1% entre homens. Ainda de acordo com o Instituto, a idade média ao firmar um matrimônio varia entre 31 e 36 anos entre os homens e 32 e 34 entre as mulheres.

No próximo domingo acontece a 21ª Parada do Orgulho LGBT  em São Paulo (SP). O evento, que terá shows das 12h às 18h na região da Avenida Paulista, deve receber cerca de 3 milhões de pessoas, segundo estimativa dos organizadores.

Para Eloisa de Sousa Arruda, secretária de Direitos Humanos e Cidadania do município, a parada é  uma oportunidade de se conscientizar sobre as questões LGBT. “Temos um momento que é festivo mas é também de reflexão, de chamar a atenção para a causa LGBT, que por vezes traz notícias de violência”, disse em entrevista para a Agência Brasil.

Na opinião da presidente da APOGLBT/SP, Claudia Regina dos Santos Garcia, o evento tem uma função muito importante por tratar da questão da intolerância. “Vamos para a avenida pedir respeito, lamentando as mortes. A parada é uma festa, mas um dia espero que seja uma festa mesmo, uma comemoração dos direitos conquistados e mantidos. Por enquanto é luta”, afirmou também para a Agência Brasil.

- (Raphaela Sereno/Site Exame)

Acompanhe tudo sobre:CasamentoDireitos HumanosGaysIBGELGBTParada gay

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso