Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
Um evangélico no STF; Merkel tem terceiro episódio de tremores; Latam levam slots da Avianca
Da Redação
Publicado em 11 de julho de 2019 às 07h06.
Última atualização em 11 de julho de 2019 às 07h38.
Bolsonaro quer ministro “terrivelmente evangélico”
O presidente Jair Bolsonaro assumiu nesta quarta-feira, 10, o compromisso de indicar um ministro “terrivelmente evangélico” para uma das duas vagas a serem abertas no Supremo Tribunal Federal durante seu mandato. Bolsonaro firmou o compromisso durante o culto de Santa Ceia realizado pela Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados. “O Estado é laico, mas nós somos cristãos. Ou, para plagiar minha querida Damares: nós somos terrivelmente cristãos. E esse espírito deve estar presente em todos os Poderes. Por isso, meu compromisso. Poderei indicar dois ministros para o Supremo Tribunal Federal, um deles será terrivelmente evangélico”, disse o presidente, que foi aplaudido por parlamentares da frente religiosa.
Câmara instala comissão especial da reforma tributária
A Câmara dos Deputados instalou na manhã desta quarta-feira,10, a comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. O texto, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) pretende unificar cinco impostos em um e simplificar o regime tributário brasileiro. O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) foi eleito presidente da comissão.A relatoria ficou com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). A comissão especial será composta por 43 titulares e o mesmo número de suplentes. O colegiado tem até 40 sessões do plenário, contadas a partir de sua formação, para aprovar um parecer. Por se tratar de mudança na constituição, a proposta precisa ser aprovada, em dois turnos, por, pelo menos, 308 dos 513 deputados (equivalente a três quintos). Só depois de aprovada em dois turnos na Câmara é que o texto vai para o Senado, assim como a tramitação da reforma da previdência.
Bolsonaro afrouxa lei criada para proteger dados pessoais
Com vetos, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou a Lei 13.853 de 2019, que altera a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A norma flexibiliza alguns pontos do texto e cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Entre os pontos vetados, estavam a previsão de punição a empresas que desrespeitarem a LGPD e a possibilidade de revisão, por um humano, de decisões tomadas por máquinas. A redação consolidada da LGPD define quais são os direitos das pessoas em relação aos seus dados, quem pode tratar essas informações e sob quais condições. Na mensagem de veto, o governo afirmou que as sanções geram insegurança aos responsáveis por essas informações, “bem como impossibilita a utilização e tratamento de bancos de dados essenciais a diversas atividades privadas, a exemplo das aproveitadas pelas instituições financeiras, podendo acarretar prejuízo à estabilidade do sistema financeiro nacional, bem como a entes públicos, com potencial de afetar a continuidade de serviços públicos.”
Inflação desacelera para 0,1% em junho
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,01% no mês de junho, a menor taxa do indicador para 2019, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quarta-feira, 10. A desaceleração em comparação a maio, quando registrou alta de 0,13%, foi puxada pelos preços dos transportes e dos alimentos, que caíram 0,31% e 0,25%, respectivamente. O índice acumula alta de 2,23% no ano e de 3,37% nos últimos 12 meses, seguindo abaixo da meta de 4,25% definida para 2019.
Gol e Latam levam slots da Avianca
A Gol arrematou nesta quarta-feira, 10, em um único lance, o Lote 1 de ativos da Avianca por 70 milhões de dólares, em leilão realizado em São Paulo. Essa UPI é composta por 20 voos de Guarulhos, 12 voos do Santos Dumont e 18 voos de Congonhas. Na sequência, a Latam levou o Lote 2, também em um único lance de 70 milhões de dólares, integrado por 26 voos de Guarulhos, 8 voos do Santos Dumont e 13 voos de Congonhas. Nenhuma companhia manifestou interesse na compra do lote 3 de slots.Apesar de o leilão ter acontecido, a Anac possui uma autorização da Justiça para redistribuir esses slots entre as companhias aéreas, o que pode fazer com que o resultado do certame seja contestado.
Embaixador do Reino Unido em Washington renuncia
O embaixador do Reino Unido em Washington, Kim Darroch, pediu demissão nesta quarta-feira, 10, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o rotulou de “estúpido” e “maluco” após a divulgação de mensagens confidenciais nas quais o diplomata britânico criticava o governo norte-americano. As mensagens foram publicadas por um jornal britânico, enfurecendo Trump, que lançou ataques pelo Twitter tanto contra o embaixador e a primeira-ministra britânica, Theresa May. “Desde o vazamento de documentos oficiais desta Embaixada houve muita especulação em torno de minha posição e da duração do meu mandato como embaixador.Quero pôr fim a essa especulação”, escreveu Darroch em sua carta de renúncia.
Trump ameaça colocar mais sanções contra Irã
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou por meio de sua conta no Twitter que irá elevar substancialmente as sanções contra o Irã em breve, aumentando a tensão entre os dois países que vêm trocando ameaças nos últimos meses. “As sanções serão elevadas em breve”, escreveu Trump referindo-se ao acordo nuclear firmado em 2015 que está sendo descumprido pelo governo iraniano. Já o embaixador do Irã, Kazim Gharib Abadi, disse nesta quarta-feira, 10, que todas as atividades nucleares do país são monitoradas pelo Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que fiscaliza seu compromisso nuclear. “Não temos nada a esconder”, disse Kazim a repórteres depois de uma reunião de emergência convocada pelos Estados Unidos na AIEA.
UE reduz projeção de crescimento e culpa guerra comercial
Em seu relatório trimestral sobre as perspectivas para a economia da Europa, a Comissão Europeia reduziu suas projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 2020 de 1,5% para 1,4%, mas manteve as expectativas inalteradas para este ano em 1,2%. A Comissão advertiu que o crescimento econômico poderia ser ainda mais lento tanto neste ano quanto em 2020 se os Estados Unidos e a China impuserem tarifas adicionais a produtos um do outro. De acordo com o braço executivo da União Europeia, as crescentes tensões entre as duas maiores economias do globo levaram a uma desaceleração do comércio e da indústria, o que vem minando a expansão econômica da zona do euro desde o início de 2018.
Merkel tem terceiro episódio de tremores em menos de um mês
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, voltou a sofrer nesta quarta-feira, 10, um visível tremor corporal durante uma cerimônia oficial em Berlim. O estado de saúde da chefe de governo despertou preocupação e suscitou especulações. Nas imagens divulgadas pelas emissoras de televisão alemãs é possível ver a chanceler sofrendo um episódio de espasmos durante a execução do hino alemão na recepção com honras militares ao primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne. Trata-se do terceiro episódio de espasmos que Merkel sofre em público em pouco mais de três semanas. Desta vez, ao contrário das duas anteriores, aparentemente a chanceler não tentou controlar os tremores. Após as imagens desta quarta gerarem novas especulações sobre sua saúde, a chanceler garantiu que não há motivos para preocupação. “Estou muito bem, não é preciso se preocupar”, assegurou.