Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

TSE rejeita recurso do PL e mantém multa de R$ 22,9 milhões

Alexandre de Moraes manteve sua decisão contra partido de Bolsonaro por pedir a anulação de parte dos votos das eleições sem comprovar fraudes, e foi acompanhado por outros cinco ministros

Modo escuro

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A
Agência O Globo

Publicado em 15 de dezembro de 2022, 12h26.

Última atualização em 15 de dezembro de 2022, 12h53.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira um recurso apresentado pelo PL e manteve a multa de R$ 22,9 milhões ao partido, aplicada devido a um pedido para invalidar parte dos votos do segundo turno das eleições. A decisão foi tomada por seis votos a um.

A multa foi aplicada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, por considerar que houve litigância de má-fé — quando a Justiça é acionada de forma irresponsável. Nesta quinta, Moraes manteve a sua decisão e foi acompanhado por outros cinco ministros: Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos e Carlos Horbach.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Moraes considerou que a ação do PL foi "ostensivamente atentatória ao Estado Democrático de Direito" e foi apresentada de "maneira inconsequente".

A única divergência foi do ministro Raul Araújo. Apesar de criticar o teor do questionamento sobre as urnas eletrônicas apresentado pelo PL, o magistrado considerou que o valor da multa foi exagerado e que as contas do partido não deveriam ser tido bloqueadas por completo.

LEIA TAMBÉM:

Últimas Notícias

ver mais
TSE empossa dois ministros indicados por Lula
Brasil

TSE empossa dois ministros indicados por Lula

Há 5 horas
Câmara aprova marco temporal sobre demarcação de terras indígenas
Brasil

Câmara aprova marco temporal sobre demarcação de terras indígenas

Há 6 horas
Maduro ignora críticas e diz que 'Consenso de Brasília' será nova etapa de integração sul-americana
Brasil

Maduro ignora críticas e diz que 'Consenso de Brasília' será nova etapa de integração sul-americana

Há 7 horas
Lira diz que Câmara votará MP do Bolsa Família com adicional do Auxílio-Gás ainda hoje
Brasil

Lira diz que Câmara votará MP do Bolsa Família com adicional do Auxílio-Gás ainda hoje

Há 7 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais