Brasil

Transposição do Rio Tocantins para São Francisco é debatida

O assunto foi debatido nesta terça-feira, 20, em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados


	Rio São Francisco: os parlamentares argumentam que os níveis estão baixos em decorrência de um longo período de estiagem. Se aprovada, a interligação teria 733 quilômetros
 (Danilo Pereira/Wikimedia Commons)

Rio São Francisco: os parlamentares argumentam que os níveis estão baixos em decorrência de um longo período de estiagem. Se aprovada, a interligação teria 733 quilômetros (Danilo Pereira/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 14h59.

Brasília - Parlamentares defendem a transposição das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco como forma de garantir abastecimento para os municípios em situação de seca no Nordeste. 

O assunto foi debatido nesta terça-feira, 20, em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Uma opção seria fazer um ajuste no Projeto de Lei 6569/13, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que prevê a interligação entre o Rio Preto e o Tocantins com objetivo de assegurar a navegação do São Francisco ao Rio Amazonas.

A proposta surgiu do receio de que as obras de transposição do Velho Chico cheguem ao fim mas não haja água suficiente para os 390 municípios do semiárido que sofrem com a seca.

Os parlamentares argumentam que os níveis estão baixos em decorrência de um longo período de estiagem. Se aprovada, a interligação teria 733 quilômetros.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilÁguaCâmara dos DeputadosTocantins

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias