Brasil

Todos perdem com a morte do cinegrafista, diz Sindicato

A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio disse que toda a sociedade perde com a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade


	Pessoas socorrem cinegrafista da Bandeirantes: “é toda a sociedade que perde com a morte do Santiago. Isso representa um atentado a um pilar da democracia", disse Paula Máiran
 (Reprodução/TV Globo)

Pessoas socorrem cinegrafista da Bandeirantes: “é toda a sociedade que perde com a morte do Santiago. Isso representa um atentado a um pilar da democracia", disse Paula Máiran (Reprodução/TV Globo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 13h21.

Rio de Janeiro - A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio, Paula Máiran, disse hoje (10) que toda a sociedade perde com a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade.

jornalista foi atingido na cabeça por um artefato explosivo durante a cobertura de uma manifestação na última quinta-feira (6) e teve morte cerebral no Hospital Souza Aguiar.

“É toda a sociedade que perde com a morte do Santiago. Isso representa um atentado a um pilar da democracia. Todo jornalista é um defensor dos direitos da população e dos direitos humanos. É um contrassenso um atentado a um jornalista. A sociedade tem que se unir a nós. Os movimentos de direitos humanos têm que se unir a nós nesse momento, e se aliar na luta em defesa do nosso papel, que é fundamental para melhorar a nossa sociedade”, disse.

Segundo Máiran, desde o início das manifestações nas ruas da cidade, em junho do ano passado, pelo menos 50 jornalistas ficaram feridos. O sindicato defende o uso de equipamentos de proteção individual e o direito de jornalista de se recusar a fazer coberturas que coloquem em risco sua integridade física. De acordo com a presidente do Sindicato, o Estado também precisa garantir a segurança das ruas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmissoras de TVMetrópoles globaisMortesRede BandeirantesRedes de TVRio de JaneiroServiços

Mais de Brasil

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus

Sidônio assume a Secom com a missão de pavimentar o caminho para reeleição de Lula em 2026