Brasil

TJ suspende lei que criou 660 cargos na Câmara de SP

A OAB argumenta que a lei questionada viola o princípio da proporcionalidade e a regra da exigência do concurso público


	Câmara Municipal de São Paulo: para a OAB, o cargos na casa contrariam as Constituições Estadual e Federal
 (Fernando Moraes/VEJA São Paulo)

Câmara Municipal de São Paulo: para a OAB, o cargos na casa contrariam as Constituições Estadual e Federal (Fernando Moraes/VEJA São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2015 às 10h15.

São Paulo - O desembargador Sérgio Rui da Fonseca, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado, suspendeu liminarmente anteontem a lei que criou 660 cargos de auxiliar parlamentar na Câmara de São Paulo. A decisão acolhe Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A OAB argumenta que a lei questionada viola o princípio da proporcionalidade e a regra da exigência do concurso público - cada um dos 55 vereadores do Palácio Anchieta, por livre nomeação, poderá incluir até 12 auxiliares em seu gabinete.

Para a OAB, o cargo de auxiliar parlamentar de provimento em comissão contraria as Constituições Estadual e Federal. "A lei pode violar, ao menos em tese, os preceitos basilares inscritos na Magna Carta e na Constituição do Estado de São Paulo", decidiu o desembargador Sérgio Rui da Fonseca, ao conceder a liminar. O desembargador requisitou informações ao presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Donato (PT).

O presidente da OAB/São Paulo, Marcos da Costa, foi enfático. "No momento em que o País vive uma profunda crise política e econômica é inadmissível a criação de 660 cargos comissionados, sem concurso público. O Brasil exige a redução expressiva de cargos dessa espécie nas esferas federal, estadual e municipal."

Para ele, a decisão "atende aos interesses da sociedade". Costa concluiu que a decisão do Tribunal de Justiça protege o interesse público. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisJustiçaSão Paulo capitalCâmaras municipais

Mais de Brasil

Correios têm pior índice de entregas do ano às vésperas do Natal

Defesa pede que Bolsonaro seja internado nesta quarta para cirurgia

Novo ministro do Turismo toma posse nesta terça-feira; saiba quem é

Lula libera FGTS retido de trabalhadores que optaram por saque-aniversário