Brasil

Temporais intensos e risco de alagamento no sul do Brasil; veja previsão

Volume esperado entre quinta e sábado pode chegar a 100 mm em Santa Catarina, equivalente a dois terços da média de outubro

Em casos urgentes, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Em casos urgentes, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Luanda Moraes
Luanda Moraes

Colaboradora

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 13h20.

Última atualização em 2 de outubro de 2025 às 13h58.

Santa Catarina deve receber até 100 milímetros de precipitação nos próximos três dias, volume que representa cerca de dois terços de toda a chuva esperada para outubro na Grande Florianópolis. A previsão para esta quinta-feira, 2, chama a atenção para risco de alagamentos em áreas urbanas e acúmulo de água nas rodovias do litoral catarinense.

O cenário climático é influenciado por um sistema de alta pressão sobre o oceano, que está empurrando ventos carregados de umidade para a costa sul do país.

Além disso, a circulação dos ventos em altitude favorece a formação de nuvens pesadas, mantendo a chuva por vários dias seguidos com intensidade moderada a forte.

As áreas mais vulneráveis aos temporais incluem o planalto e noroeste gaúcho, centro e oeste catarinense, além do sul e sudoeste paranaense. Cidades como Foz do Iguaçu, Chapecó e Passo Fundo entram na zona de maior atenção.

Clima no Sudeste e alerta de baixa umidade

A maior parte do Sudeste terá tempo estável, sendo que, apenas o Espírito Santo e o leste mineiro podem registrar chuvas fracas, com volumes que não devem ultrapassar 10 milímetros.

As temperaturas sobem no interior e podem passar de 30 °C em São Paulo e no centro-oeste mineiro. No litoral, por sua vez, as máximas devem ficar abaixo de 28 °C.

Paralelamente, o Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade do ar em diversas regiões.

O aviso, válido desde as 9h desta quinta, indica que a umidade relativa pode variar entre 20% e 30% em áreas como Triângulo Mineiro, norte e oeste paulista, além de trechos de Minas Gerais. Há ainda o baixo risco de incêndios florestais e problemas à saúde.

Demais regiões

O Centro-Oeste não terá chuva e a umidade do ar cai para menos de 30%, especialmente em Mato Grosso e no oeste sul-mato-grossense.

No Nordeste, o cenário é semelhante. Não há previsão de precipitação significativa e os índices de umidade também ficam abaixo de 30% no sul do Maranhão, Piauí e oeste baiano. O litoral pode ter chuvas fracas, inferiores a 10 milímetros.

Na Região Norte, as precipitações se concentram no oeste amazonense, onde os volumes podem superar 60 milímetros. Em partes do Amazonas, Roraima e Acre, os acumulados ficam entre 20 e 50 milímetros. O restante do território mantém o tempo seco.

Vale ressaltar que o Inmet recomenda que a população evite sair em caso de mau tempo, observe encostas e desligue aparelhos elétricos. Em casos urgentes, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoSanta CatarinaChuvas

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas